Notícia no detalhe
Defesa Civil instala bombas para irrigar canal Campos-Macaé
A Secretaria Municipal de Defesa Civil dá início nesta terça-feira (24) a uma operação de adução de água do Rio Paraíba do Sul para o canal Campos-Macaé, objetivando minimizar o problema dos produtores rurais da Baixada. Segundo o secretário, Henrique Oliveira, “diante da baixa cota do Paraíba, a irrigação não ocorre naturalmente, pela força da gravidade, sendo necessária a instalação de duas bombas helicoidal”
O secretário informou,ainda, que as bombas elétricas e com hélices funcionarão sobre uma balsa que foi colocada hoje no Rio Paraíba nas proximidades do Cais da Lapa e posteriormente será descolada para a direção do Canal, em frente à Ponte Leonel Brizola. O trabalho de deslocamento e instalação deverá se estender até o final desta semana.
De acordo com Henrique Oliveira, o Rio Paraíba tem registrado as mais baixas cotas dos últimos 30 anos. “Na medição de hoje, o nível aferido foi de 4,89 metros. O subsecretário Edison Pessanha acompanhará toda a operação. Até sexta-feira (27), esperamos poder colocar as bombas em funcionamento”, disse Oliveira.
- Cada bomba tem capacidade de lançar no Canal Campos-Macaé 700 litros de água por segundo. Duas bombas estão sendo instaladas e, assim que for concluído o trabalho de instalação, 1400 litros de água por segundo serão aduadas para o Canal – disse o diretor de Operações da Secretaria de Defesa Civil, Victor Bechara.
Últimas Notícias adicionadas
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
- 21/03/2026 18:35:10 Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
- 21/03/2026 16:12:28 Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
- 21/03/2026 14:37:43 Teatro de Bolso recebe programação diversificada com cinema, teatro e documentário
- 21/03/2026 13:33:18 Questões habitacionais são foco de projetos que participam do Mais Ciência
Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
2103 18h35Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
2003 15h49Seminário do CIEVS/Campos apresenta cenário epidemiológico no município
2103 16h12Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
2103 14h37Teatro de Bolso recebe programação diversificada com cinema, teatro e documentário
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















