Notícia no detalhe
Comudes conhecerá alternativa para Corredor Logístico
Será definida nesta quarta-feira (25), a partir das 10h, no auditório da sede da Prefeitura, a alternativa para solucionar a questão do Corredor Logístico. O Corredor é um projeto viário apresentado há mais de três anos pela LLX, substituída pela Prumo Logística na construção e operação do Porto do Açu. O antigo projeto compreende ferrovia margeada por duas rodovias entre Campos e o Porto do Açu, com 45 km de extensão e 400 metros de largura.
A alternativa que será avaliada pelo Comudes é um novo traçado da EF 118 (Ferrovia para ligar os portos do Rio e Vitória/ES), que contempla o Porto do Açu e, ainda, o Complexo Logístico Farol Barra do Furado e outros empreendimentos industriais fluminenses e capixabas. A execução do projeto foi embargado pela Prefeita Rosinha Garotinho, que pediu projeto alternativo, porque o Corredor teria início na BR-101, separando Ururaí e a localidade da Tapera da cidade, além de interromper diversas estradas vicinais e cortar propriedades e separar localidades em toda sua extensão pela Baixada Campista, até ao 5º Distrito de São João da Barra.
Em decorrência da não apresentação de projeto alternativo pela LLX, a Prefeita Rosinha Garotinho fez gestões junto ao DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro), junto ao Ministério dos Transportes e à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Ao mesmo tempo, técnicos da Prefeitura realizaram um projeto alternativo, que foi entregue ao DER-RJ e à Secretaria Estadual de Transportes.
Parte do projeto alternativo da Prefeitura foi utilizado por uma empresa de consultoria de logística e projetos viários contratados pelas Secretarias de Estado de Transportes do RJ e do Espírito Santo. O Projeto final apresenta um novo traçado da EF 118 (Ferrovia que ligará o Porto do Rio de Janeiro e de Tubarão, em Vitória (ES). O traçado utiliza o antigo trecho da RFFSA que era operado pela FCA e que a partir do distrito de Dores de Macabu desvia a Ferrovia para um novo trecho na direção leste, passando pelo distrito de Tocos, seguindo pelo litoral, contemplando o complexo Logístico Farol Barra do Furado (entre Quissamã e Campos) , Porto do Açu, (São João da Barra), Porto Barrinha (São Francisco de Itabapoana), Porto de Ubu (Anchiete/ES), seguindo em novo traçado até Vitória.
O projeto alternativo foi apresentado no dia 11 deste mês (junho) no Gabinete da Prefeita Rosinha Garotinho pelo subsecretário de Transportes do Estado do Rio, Delmo Pinho e técnicos da empresa de consultoria contratada pelos governos do Estado do Rio e do Espírito Santo para definir um traçado alternativo para a EF 118, que integra o Plano Nacional de Logística, anunciado pela presidente Dilma Rousseff. O traçado contempla o Porto do Açu e o Complexo Logístico Farol Barra do Furado, e deverá portanto ser aprovado pelo Comudes, tendo em vista que leva a ferrovia até aos grandes empreendimentos industriais no litoral, e assim extingue a necessidade do Corredor Logístico.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2024 18:49:55 Prefeito presente na abertura da 7ª Feira de Oportunidades no IFF Centro
- 25/11/2024 18:40:36 Campos Laranja: Políticas para Mulheres em ação no Calçadão do Centro
- 25/11/2024 17:18:50 Agricultura recebe novos maquinários para dar suporte a produtores de Campos
- 25/11/2024 16:14:14 Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
- 25/11/2024 15:29:02 Formatura dos alunos do Qualifica Jovem e Polo e Guarda Mirim nesta terça-feira
Prefeito presente na abertura da 7ª Feira de Oportunidades no IFF Centro
2511 18h40Campos Laranja: Políticas para Mulheres em ação no Calçadão do Centro
2511 17h18Agricultura recebe novos maquinários para dar suporte a produtores de Campos
2511 16h14Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
2511 15h29Formatura dos alunos do Qualifica Jovem e Polo e Guarda Mirim nesta terça-feira
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
4Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
5Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação
6Primeiro dia de adesão ao Refis 2024 com grande movimento na Secretaria de Fazenda