Notícia no detalhe
Comudes conhecerá alternativa para Corredor Logístico
Será definida nesta quarta-feira (25), a partir das 10h, no auditório da sede da Prefeitura, a alternativa para solucionar a questão do Corredor Logístico. O Corredor é um projeto viário apresentado há mais de três anos pela LLX, substituída pela Prumo Logística na construção e operação do Porto do Açu. O antigo projeto compreende ferrovia margeada por duas rodovias entre Campos e o Porto do Açu, com 45 km de extensão e 400 metros de largura.
A alternativa que será avaliada pelo Comudes é um novo traçado da EF 118 (Ferrovia para ligar os portos do Rio e Vitória/ES), que contempla o Porto do Açu e, ainda, o Complexo Logístico Farol Barra do Furado e outros empreendimentos industriais fluminenses e capixabas. A execução do projeto foi embargado pela Prefeita Rosinha Garotinho, que pediu projeto alternativo, porque o Corredor teria início na BR-101, separando Ururaí e a localidade da Tapera da cidade, além de interromper diversas estradas vicinais e cortar propriedades e separar localidades em toda sua extensão pela Baixada Campista, até ao 5º Distrito de São João da Barra.
Em decorrência da não apresentação de projeto alternativo pela LLX, a Prefeita Rosinha Garotinho fez gestões junto ao DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro), junto ao Ministério dos Transportes e à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Ao mesmo tempo, técnicos da Prefeitura realizaram um projeto alternativo, que foi entregue ao DER-RJ e à Secretaria Estadual de Transportes.
Parte do projeto alternativo da Prefeitura foi utilizado por uma empresa de consultoria de logística e projetos viários contratados pelas Secretarias de Estado de Transportes do RJ e do Espírito Santo. O Projeto final apresenta um novo traçado da EF 118 (Ferrovia que ligará o Porto do Rio de Janeiro e de Tubarão, em Vitória (ES). O traçado utiliza o antigo trecho da RFFSA que era operado pela FCA e que a partir do distrito de Dores de Macabu desvia a Ferrovia para um novo trecho na direção leste, passando pelo distrito de Tocos, seguindo pelo litoral, contemplando o complexo Logístico Farol Barra do Furado (entre Quissamã e Campos) , Porto do Açu, (São João da Barra), Porto Barrinha (São Francisco de Itabapoana), Porto de Ubu (Anchiete/ES), seguindo em novo traçado até Vitória.
O projeto alternativo foi apresentado no dia 11 deste mês (junho) no Gabinete da Prefeita Rosinha Garotinho pelo subsecretário de Transportes do Estado do Rio, Delmo Pinho e técnicos da empresa de consultoria contratada pelos governos do Estado do Rio e do Espírito Santo para definir um traçado alternativo para a EF 118, que integra o Plano Nacional de Logística, anunciado pela presidente Dilma Rousseff. O traçado contempla o Porto do Açu e o Complexo Logístico Farol Barra do Furado, e deverá portanto ser aprovado pelo Comudes, tendo em vista que leva a ferrovia até aos grandes empreendimentos industriais no litoral, e assim extingue a necessidade do Corredor Logístico.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento