Notícia no detalhe
Inclusão: cursos voltados para a sustentabilidade e assistência
Dezenas de pessoas estão participando dos cursos do Programa Inclusão Produtiva e Economia Solidária, da Diretoria de Programas e Projetos da Secretaria da Família e Assistência Social. Os cursos, iniciados em maio passado, têm foco na sustentabilidade, com o reaproveitamento de materiais e utilização de recicláveis, e objetivam capacitar pessoas socialmente vulneráveis para desenvolverem atividades geradoras de renda. Nesta terça-feira (24), foram ministradas aulas dos cursos de cabeleireiro e cartonagem.
Cláudia Márcia Ferreira Valentim, do Parque Rio Branco, está no primeiro módulo do curso de cabeleireiro, que é ministrado pela instrutora Elizângela Bastos. A aluna recebe noções de higiene de equipamentos e na prática faz lavagem, corte e escovação de cabelos. “Sempre quis fazer o curso. Comecei uma vez, mas não consegui conciliar com o meu trabalho. Agora, estou desempregada e não vou parar até concluir. Tenho secador, escovas, pentes e piastra e estou treinando nos cabelos da minha filha Jéssica, de 18 anos. Meu objetivo é trabalhar com isso”, contou.
A instrutora Conceição Fernandes dá aulas de cartonagem e artesanato com fibra de bananeira. “Na verdade é eco cartonagem, porque trabalhamos com reciclagem, utilizando principalmente papelão, aproveitando materiais como caixas de leite, que são materiais mais acessíveis para nossos alunos”, contou a instrutora, que acompanha o desenvolvimento de mais de 40 alunas, entre elas Beatriz Pereira Carneiro, que está animada para aprender a confeccionar caixas variadas, como porta-joias; utensílios para escritório, como blocos de notas e capas de agendas; utensílios para cozinha, como descanso de pratos e jogos americanos; e também bijuterias.
Novos cursos do Inclusão Produtiva :Veja aqui
Últimas Notícias adicionadas
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação