Notícia no detalhe
Comudes aprova traçado de Ferrovia que dispensa Corredor Logístico
Um novo projeto viário que substitui o Corredor Logístico foi aprovado nesta quarta-feira (25), em assembleia extraordinária pelos conselheiros do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes), com várias representações da sociedade civil organizada.
A assembleia foi realizada no auditório da sede da Prefeitura, conforme convocação feita pela Prefeita Rosinha Garotinho, no dia 11 deste mês, e o resultado foi comunicado por ela ao Ministro dos Transportes, Célio Borges.
O projeto alternativo que dispensa a necessidade do Corredor Logístico é o traçado alterado da EF 118 - Ferrovia Translitorânea que ligará os Portos do Rio de Janeiro e de Vitória-ES. O traçado foi elaborado por empresa de consultoria técnica especializada em logística, contratada pelos governos do Estado do Rio e Espírito Santo, que aproveitou trabalho realizado por técnicos da Prefeitura de Campos para contemplar a região com passagem por fora da cidade, bem como evitando conglomerados urbanos na Baixada Campista.
- Desde 2009 estamos defendendo na ANTT e no Ministério dos Transportes um projeto alternativo ao que foi apresentado na ocasião pela LLX, para que o então Corredor Logístico não separasse o distrito de Ururaí e a localidade da Tapera da cidade, nem seccionasse estradas importantes da Baixada Campista e nem isolasse comunidades. Hoje demos um importante passo, porque conseguimos um projeto alternativo, que foi aprovado pela representação da sociedade aqui no Comudes e agora vou comunicar a decisão ao ministro, para que sejam realizados os estudos de forma a viabilizar o projeto executivo - declarou a Prefeita Rosinha, assim que terminou a assembleia do Comudes.
A realização do projeto executivo da Ferrovia terá a participação dos governos do Estado do Rio e do Espirito Santo, tendo em vista que a partir de Vitória a EF 118 terá ligação com a Ferrovia Vitória-Minas, proporcionando o transporte de cargas dos empreendimentos do Norte Fluminense para os portos do Praia Formosa (Rio), Tubarão (Vitória) e para os mercados consumidores de Minas (Belo Horizonte e para o Centro Oeste do Brasil.
Durante a assembleia do Comudes, dirigentes de entidades da sociedade civil fizeram indagações sobre detalhes do projeto, a exemplo de Geraldo Hayen Coutinho, diretor da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), que buscou saber se o trecho da ferrovia no distrito de Tocos seria contemplado com a rodovia. Também se pronunciou o empresário Ricardo Vianna, do estaleiro BR-Offshore.
Ele sugeriu que o projeto considere a necessidade do modal passageiros, tendo em vista que nos próximos oito anos o Complexo Logístico Farol-Barra do Furado terá demandas de transporte de 10 milhões de toneladas de cargas e em torno de 8 a 10 mil trabalhadores.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento