Notícia no detalhe
Bloqueio epidemiológico na Escola Municipal do Novo Jóquei
A Secretaria Municipal de Saúde realizou o bloqueio epidemiológico na Escola Municipal Sebastião Ribeiro de Deus, no Novo Jóquei, nesta sexta-feira (27), em prevenção à meningite. A profilaxia foi realizada por meio de antibióticos, conforme critérios do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, mesmo não havendo nenhum caso da doença confirmado no bairro. O diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, ministrou palestra para os pais de alunos e profissionais da unidade escolar.
O diretor, que também é infectologista pediátrico, falou sobre as formas de prevenção, tratamento, tipos de meningite e tirou dúvidas dos pais e funcionários. Na quarta-feira (25), a Direção de Vigilância em Saúde orientou familiares da menina de 4 anos, moradora do bairro Jóquei Clube, que deu entrada no dia 24 no Hospital Ferreira Machado, às 06h10, em estado gravíssimo, e foi a óbito cerca de uma hora depois. Eles também receberam o antibiótico.
- Nós continuamos acompanhando o caso dessa menina, que tinha um quadro de sinusite. Como a causa da morte não foi determinada, o corpo foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Os exames iniciais não confirmaram meningite, mas enviamos as amostras de sangue para o Lacen e tecidos do corpo para a Fiocruz para análise. Estamos investigando todas as possibilidades para o caso e seguindo o que determina o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde - disse o diretor.
Charbell explicou que as aulas devem continuar normalmente e não há necessidade de interrupção. Ele lembrou que os pais devem atualizar o cartão de vacinação de seus filhos, manter sempre a casa arejada e limpa, além de ingerir muito líquido e alimentação saudável. Graciela da Silva é mãe de duas estudantes da unidade escolar e agradeceu a orientação recebida.
- Eu já estava tranquila antes desta palestra, agora volto para casa ainda mais tranquila. É claro que eu estava preocupada com a saúde da minha filha, mas tenho certeza que a Secretaria de Saúde está fazendo a parte dela. Em momento algum, deixaram a gente sem resposta aqui na escola. Não tem necessidade de desespero ou alvoroço, porque estamos sendo muito bem orientados pela diretora Débora e pelo pessoal da Saúde – afirmou Graciela.
Verônica de Almeida tem uma filha na escola e afirmou que as Secretarias de Saúde e de Educação estão fazendo um ótimo trabalho. “Cheguei aqui com outro pensamento, tinha muitas dúvidas sobre essa doença, mas agora está tudo muito claro, não ficou nenhuma dúvida, a Secretaria de Saúde nos ajudou bastante”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento