Notícia no detalhe
Preços do álcool não estão competitivos, aponta Procon-Campos
A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) realizou uma pesquisa de preços dos combustíveis em 41 postos localizados em várias regiões da cidade. A pesquisa é feita rotineiramente e tem como objetivo informar à população sobre os preços praticados no mercado local e onde o consumidor pode adquirir o produto com o preço mais em conta.
O que espanta a população é o preço praticado no mercado. Por que o preço é tão alto? A resposta está na carga tributária, que corresponde a 57% do preço da gasolina, isto é mais da metade do preço do produto. O fator climático também pode influenciar no preço do álcool (etanol).
De acordo com a secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares, como não existe o tabelamento de preços, só resta ao consumidor realizar uma boa pesquisa, antes de comprar o produto.
- Recomendamos aos consumidores que façam sempre uma boa pesquisa e que também fiquem atentos à qualidade do produto, que pode ser conferida através da vareta de medição do álcool na gasolina, que obrigatoriamente deve existir em todos os postos. Fique atento também ao aspecto geral do posto, se há informação prévia dos preços, se suas bombas são novas, se os frentistas são atenciosos, entre outros - destaca Rosangela Tavares.
A pesquisa atual aponta um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Existem variações de preços de mais de 20% em relação ao mesmo produto. Apesar da safra 2014/2015 já ter começado o álcool ainda não compensa ser utilizado. Segundo os fornecedores a demanda aquecida por combustíveis no país deve conter a queda dos preços do etanol hidratado na usina, esperada para o início desta safra. O álcool só é competitivo quando o preço do biocombustível na bomba equivale a menos de 70% do preço da gasolina.
Gasolina é vantagem - Neste momento é mais compensador para os proprietários de carros flex utilizarem a gasolina. Com o decorrer da safra o Procon-Campos irá fazer uma nova pesquisa e se os preços do álcool diminuírem, vai ser viável a sua utilização.
Para a secretária Rosangela Tavares o aumento do combustível é natural neste início de ano por causa da entressafra da cana de açúcar. Com a safra em andamento os preços devem se estabilizar. Mas se acontecer a quebra na produção da cana, por conta de falta de chuva no período, o preço deverá se manter alto.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















