Notícia no detalhe
Projeto Nascer: 1º de julho é Dia da Vacina BCG
O Dia da Vacina BCG é comemorado em 1º de julho. Em Campos, a Secretaria Municipal de Saúde imuniza, anualmente, em média, 9 mil crianças com a vacina BCG, ainda nas maternidades do município. A vacina protege contra as formas graves da tuberculose, como as ósseas, as miliares e as extrapulmonares, além da meningite tuberculosa. A medida é possível graças ao projeto Nascer, do Programa Municipal de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca).
Segundo o secretário de Saúde, Doutor Chicão, esta é uma das ações da Prefeitura para fortalecer a Atenção Básica. “O serviço já é desenvolvido nas maternidades do Hospital Plantadores de Cana e Hospital Beneficência Portuguesa. O objetivo é garantir a imunização dos bebês contra a doença, antes que eles recebam alta hospitalar. A medida contribui para aumentar a cobertura vacinal e diminuir o índice de mortalidade infantil”, disse.
O Projeto oferece, ainda, vacina contra hepatite B, fraldas, caderneta de vacinação e orientação às mães. As duas vacinas devem ser oferecidas ainda nos primeiros dias de vida, como prevê o Programa Nacional de Imunização. Este é mais um benefício que o governo municipal oferece às crianças da cidade, continuando a garantir, assim, o melhor Programa de Imunização do país.
Serviços – A coordenadora do Programa, a médica Nazaré Machado Félix, lembra que o Projeto Nascer em Campos orienta às mães a respeito de assuntos, como teste do pezinho, amamentação, registro civil, primeiros cuidados com o bebê, calendário de vacinação, cuidados com a higiene, melhor maneira de colocar o bebê para dormir e alimentação pós-amamentação. “A equipe também distribui kits com soro de reidratação oral. Profissionais do programa oferecem assistência nas maternidades diariamente, das 8h às 17h, inclusive, nos finais de semana”, afirmou.
COMEMORAÇÃO - A BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), foi inventada em 1921 pelo cientista francês Camille Guérin, juntamente com Albert Léon Chaves na busca por um tratamento contra a tuberculose. A primeira aplicação da vacina no Brasil foi feita por Arlindo de Assis, em 1927. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o pediatra Almir Madeira. Eles também foram os responsáveis pela criação da primeira campanha nacional contra a tuberculose.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/10/2025 19:51:28 Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
- 26/10/2025 14:42:52 Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
- 26/10/2025 10:58:55 Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
- 26/10/2025 09:22:05 FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
2610 14h42Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















