Notícia no detalhe
Emma orienta professores para uma melhor aprendizagem
Os alunos com dificuldades de aprendizagem nas escolas municipais de Campos têm recebido atenção redobrada da Diretoria Multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). A partir de uma triagem feita pelo Espaço Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem (Emaa), os próprios professores recebem um treinamento capaz de auxiliar o aluno em sala de aula e melhorar o processo de aprendizagem.
Já em casos mais complexos, segundo a diretora Multiprofissional, Clarice Pessanha, como problemas clínicos, dificuldades na fala ou mesmo de comportamento que refletem na aprendizagem, os alunos podem ser encaminhados para atendimento no próprio Emaa, que funciona no Cemstiac, no Centro, e em unidades de saúde.
Para a mãe de Maria Rita, 7 anos, encaminhada ao espaço com problemas na fala, Rosilene da Silva, a expectativa é ver a filha pronunciando melhor as palavras. Ela passou pela triagem e compareceu ao primeiro dia de atendimento com a musicoterapeuta Ana Cristina Mussalem. Outros encontros devem ser acompanhados também com fonoaudiólogos.
— Pelo encaminhamento, as dificuldades estão em alguns fonemas. Com isso, a criança pode se retrair, falar menos e experimentar menos. Isso acaba atrapalhando o processo de aprendizagem — diz Ana Cristina.
Atualmente, a equipe multiprofissional do Emaa, formada por psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos, tem se dividido para atendimento dentro da unidade e também na triagem junto às escolas de onde originaram os encaminhamentos. O Emaa atende alunos matriculados do GI ao 2º ano de ensino.
— As equipes têm direcionado mais ações para o atendimento institucional, já que grande parte dos casos pode ser solucionada apenas numa orientação aos professores em como desenvolver atividades com esses alunos. Isso não exclui o atendimento ao aluno no Emaa, conforme a avaliação multiprofissional — garante.
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