Notícia no detalhe
Mais de 40 mil crianças vacinadas contra meningite pneumocócica
A Secretaria Municipal de Saúde vacinou, de graça, mais de 40 mil crianças contra doenças respiratórias graves e meningite pneumocócica, desde 2009. Com isso, promoveu a redução de mais de 50% das meningites que são prevenidas por vacinas, a redução do índice de mortalidade infantil pós-neonatal em 40%, a redução a zero dos casos de meningite penumocócica em 2010 e a redução de quase 60% do índice de internação por pneumonias.
- Nós não temos surto de meningite em Campos. O que temos são casos isolados de meningites por tipos de bactérias diferentes. Para todos os casos de meningite houve redução, em relação à media de 60 casos por ano, antes de 2009. Hoje, não chegam a 40 casos de todos os tipos de meningite, inclusive as que são e não são prevenidas por vacinas. Mesmo assim, teve redução de uma forma geral - informou o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.
Ele afirma que a Vigilância é sensível e atuante, sempre extrapolando sua atuação. "Nas últimas três semanas tivemos três casos suspeitos, nenhum deles foi confirmado até o momento e, além disso, mesmo assim, fizemos bloqueio epidemiológico nesses casos, que estamos monitorando. Se percebermos que há alguma alteração no padrão epidemiológico das doenças, com certeza iremos fazer o alerta", acrescentou Charbell.
Segundo Charbell, que é médico infectologista, neste ano, há 26 casos de meningite confirmados de todos os tipos. A meningite meningocócica teve um caso e a meningococcemia, dois casos, com dois óbitos no total. Há outros três casos em investigação.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 17:59:47 Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
- 23/03/2026 17:29:07 Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:29:17 Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
- 23/03/2026 16:05:45 Exposição no Palácio da Cultura nesta quinta-feira celebra os 191 anos de Campos
Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
2303 17h29Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
2303 16h38Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h29Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
2303 16h05Exposição no Palácio da Cultura nesta quinta-feira celebra os 191 anos de Campos
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















