Notícia no detalhe
Formação de orientadores de estudo do Pnaic em Campos
Os cerca de 50 orientadores de estudo que atuam como multiplicadores pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), em seis municípios da região, participam de mais um curso de formação “Operação na resolução de problemas”, unidade 4. O curso foi ministrado pelo Projeto Fundão do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) nesta terça-feira (15), na Universidade Salgado de Oliveira (Universo).
Os orientadores já saem do encontro com a proposta para o planejamento das oficinas que serão realizadas, agora, com os professores da rede municipal de ensino para que trabalhem em sala de aula. Em Campos, polo que reúne seis municípios, o Pnaic é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). O polo reúne também os municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Quissamã e Cardoso Moreira.
De acordo com a responsável pedagógica do Projeto Fundão, professora Edite Resende Vieira, a ênfase que o Pnaic está dando em Matemática, este ano, permite que cálculos e operações sejam ensinados de forma contextualizada, a partir da vivência dos próprios alunos.
— A proposta é interdisciplinar, em que a Língua Portuguesa permeia todo o trabalho numa perspectiva lógica. Afinal, Matemática é uma linguagem, assim com as mães têm a sua linguagem característica. Não é o professor quem faz o registro, mas os alunos. O raciocínio lógico passa a ser através das experiências e necessidades do aluno, mais fácil de assimilar — relata.
A coordenadora do Pnaic em São Francisco, Telma Pinheiro, destaca que as propostas do Pnaic já estão refletindo numa melhora da qualidade de ensino. “Acompanhamos os professores, identificamos as dificuldades e os acertos. Somos companheiro nesse busca pela alfabetização dos nossos alunos. Depois de uma avaliação de diagnóstico identificamos a alfabetização em crianças com dificuldade de aprendizagem”, diz.
Em Campos, os orientadores se reúnem com os 460 professores da rede para repassar a unidade 4 no próximo dia 16 de agosto.
Últimas Notícias adicionadas
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta