Notícia no detalhe
Novo posto de emissão de carteira de identidade em Morro do Coco
O secretário da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, entregou, nesta terça-feira (15), mais um posto do Serviço de Identificação Civil (SIC), serviço de emissão do R.G. (carteira de identidade) desenvolvido pelo município em parceria com o Detran-RJ, que é o órgão expedidor do documento. O posto funciona no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Morro do Coco e atenderá a população das regiões Norte e Noroeste de Campos.
Através da Prefeitura, o SIC funciona com isenção própria, disponibilizando gratuitamente a retirada do documento e a fotografia a pessoas socialmente vulneráveis. A Secretaria da Família mantém outros dois postos de Identificação Civil: um na sede da secretaria, que cobre todo o território de Guarus, e outro no Cras de Goitacazes, para atender a população da região que vai da Penha até Farol, cobrindo toda a Baixa Campista.
- Os postos já respondem por cerca de 80% das emissões de carteiras de identidade em Campos. A prefeitura fez a indicação deste SIC para Morro do Coco para atender toda a população do KM-13, Travessão até as localidades na divisa com o Espírito Santo no Norte e Noroeste do município. Além de desafogar o atendimento nas outras unidades, o novo posto garantirá mais comodidade e segurança a moradores de distritos e localidades como Santo Eduardo, Santa Maria, Guandu, Vila Nova e Paraíso, entre outros, que são mais próximos de Morro do Coco do que do Jardim Carioca, onde fica a sede da secretaria – explica Venâncio.
A gerente de Identificação Civil, Iara Alexandrino, explica que o SIC de Morro do Coco absorverá cerca de 35% do atendimento até então prestado na Família e Assistência Social e contará também com o Atendimento Domiciliar de Identificação Civil (Adic). “Na secretaria, atendíamos por mês, em média, 160 pessoas somente de Morro do Coco, cerca de 20% do total de atendimentos/mês. Desafogando o serviço no posto da secretaria, vamos contar também com técnicos para fazer o atendimento a acamados, pelo Adic”, falou.
Janere Leal Paes dos Santos foi a primeira a solicitar o serviço. “Preciso renovar a identidade. Muito bom esse posto aqui, porque precisávamos sair às 4h30 para chegar cedo na secretaria e pegar senha para tirar a foto e pegar a isenção. Hoje todas as crianças precisam ter carteira de identidade e tem gente que não sabe ir sozinha pra Guarus. Fica muito melhor para a gente ter o serviço aqui, na nossa comunidade”.
Marina Ribeiro Gomes e as irmãs Lucimara e Maria de Lourdes Estêvão da Silva foram ao SIC pedir informação para a retirada de identidade dos netos e filhos. A coordenadora do Cras, Carla Campanhão, informou que é preciso apresentar a certidão de nascimento original e cópia. Em se tratando de menores de 12 anos são necessários os mesmos documentos das crianças e do responsável (pai ou mãe).
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 19:24:53 Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
0809 16h32Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
6Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda