Notícia no detalhe
Projovem no campo começa a definir critérios de seleção
Os critérios para a contratação de profissionais para atuar no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), modalidade “Campo-Saberes da Terra”, estão sendo estabelecidos durante os encontros promovidos pelo Comitê Gestor Local. Nesta quarta-feira (16) foram observados editais de contratação de outros estados que também implementaram o programa durante reunião na Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Segundo o presidente do Comitê, Leonardo Faé, a demanda no campo está sendo levantada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), através da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, também, pelos movimentos sociais que apoiam o programa. Mas ele já tem uma perspectiva de atender cerca de 300 jovens entre 18 e 29 anos, divididos em 20 turmas. Assim que for definido o edital, será feita a contratação temporária dos profissionais para início das aulas em novembro.
Faé explica que a comunidade no campo tem muitas particularidades, com bastantes características, o que torna a definição do processo seletivo mais demorado. “Com certeza serão necessárias outras reuniões até concluir o edital. As turmas podem ser formadas com pelo menos 15 alunos”, explica.
O município de Campos aderiu ao programa este ano, assinando o termo de adesão em maio. Ele será executado pela Smece e pelo Comitê, mas tem recebido o apoio de várias entidades e instituições, como a Emater-Rio, o Programa de Apoio à Igualdade Racial, o Coletivo de Educação no Campo, Universidade Federal Fluminense (UFF), Comissão Pastoral da Terra e Pastoral da Juventude Rural, todos com representantes no encontro desta quarta-feira.
O Campo-Saberes da Terra atende jovens da agricultura familiar camponesa, que saibam ler e escrever, mas que não tenham concluído o Ensino fundamental II. Os selecionados para desenvolver o programa terão auxílio financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE. Esse auxílio é pago em parcelas ao longo do período do programa e de acordo com a assiduidade dos estudantes. A educação diferenciada aos povos do campo é garantida pela Lei 7.352/10.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 17:39:10 Vice-prefeito Frederico Paes se reúne com representantes do Siprosep
- 07/05/2025 16:28:12 Caravana da Juventude leva atividades de lazer e palestras aos alunos do CEMSTIAC
- 07/05/2025 15:07:33 Primeira-dama participa de festa de turmas da patinação da FME pelo Dia das Mães
- 07/05/2025 14:57:26 Hospital Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações
- 07/05/2025 14:29:27 Sábado tem DIA D de vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses
Vice-prefeito Frederico Paes se reúne com representantes do Siprosep
0705 16h28Caravana da Juventude leva atividades de lazer e palestras aos alunos do CEMSTIAC
0705 15h07Primeira-dama participa de festa de turmas da patinação da FME pelo Dia das Mães
0705 14h57Hospital Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações
0705 14h29Sábado tem DIA D de vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento