Notícia no detalhe
Hiperdia faz diagnóstico precoce e reduz mortalidade
O Programa de Combate a Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Hiperdia) visa identificar precocemente os casos de pacientes hipertensos e diabéticos e reduzir a morbimortalidade associada a essas doenças. O objetivo é evitar as complicações mais frequentes, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal crônica, insuficiência cardíaca, amputações de pés e pernas, cegueira definitiva, abortos e morte perinatais.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, o Hiperdia realizou mais de 206 mil atendimentos de 2009 a 2013. Além disso, cadastrou no sistema do Ministério da Saúde mais 40 mil hipertensos e diabéticos, nesse período, que vêm recebendo assistência e apoio da Secretaria Municipal de Saúde, tanto no que diz respeito à orientação quanto à prevenção e tratamento dessas patologias, incluindo distribuição de medicamentos.
- As ações estão voltadas para aumento da prevenção, detecção, tratamento e controle, no âmbito da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). A atuação do programa se dá no sentido de evitar o surgimento e a progressão das complicações reduzindo o número de internações hospitalares bem como a mortalidade – destacou.
Mais polos - Até 2008, existiam apenas três polos do programa e não havia nenhum endocrinologista atuando. A partir de 2009, a Prefeitura deu início à descentralização, levando as ações e o atendimento para mais perto da população, e ampliou o número de polos, aumentando de 3 para 15, ajudando a controlar a obesidade, diabetes e hipertensão.
A Prefeitura também leva as ações do programa onde não há polos fixos, oferecendo trabalho itinerante de orientação, prevenção e busca ativa de pessoas com as duas doenças. Ao ser diagnosticado com essas doenças, o paciente é encaminhado a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a um dos polos. Em geral, as unidades dispõem de médico cardiologista, endocrinologista e nefrologista.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/10/2025 19:51:28 Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
- 26/10/2025 14:42:52 Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
- 26/10/2025 10:58:55 Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
- 26/10/2025 09:22:05 FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
2610 14h42Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















