Notícia no detalhe
Centro Dia: referência em atendimento aos idosos em Campos
Cerca de 2.700 idosos são atendidos por mês, no Centro Dia, que funciona na Travessa Santo Elias, no Jardim Carioca. A unidade conta com os serviços de endocrinologia, angiologia, cardiologia, clínica médica, geriatria, urologia, ginecologia, dermatologia, reumatologia, ortopedia, psicologia, odontologia e fisioterapia. Novos serviços serão implantados, como coleta de sangue para exames laboratoriais e atividades complementares, como cinema e aulas de violão. O atendimento ambulatorial acontece de segunda a sexta, das 7h às 17h.
Segundo o secretário dos Direitos do Idoso, Gilson Gomes, 14 pessoas da terceira idade são internas, que ficam na unidade de segunda a sexta, das 7h às 19h, onde recebem café da manhã, são medicadas, almoçam, lancham e jantam, para depois retornar às casas. A ida e o retorno destes idosos são realizados por uma van equipada e segura, além de receber um acompanhamento de um fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional.
- A nossa ideia é ofertar qualidade de vida para os idosos. Por isso, em breve estaremos aumentando a oferta de atividades e serviços, para que esses idosos possam se interagir durante o período em que estão no Centro Dia - informou Gilson, acrescentando que há seis vagas disponíveis para completar a capacidade dos 20 internos. Para isso, uma equipe multidisciplinar do Centro Dia realiza visitas aos imóveis dos idosos que estão na fila de espera.
Um dos internos é o aposentado Jorge Almeida, 65 anos. Ele disse que quer morar no Centro Dia. “Aqui é muito bom, somos muito bem tratados, com dignidade”, afirmou.
A aposentada Josélia Pessanha Rangel, 65 anos, disse que depois que passou a fazer as sessões de fisioterapia na unidade está se sentindo bem melhor. “Eu tive um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e fiquei sem andar. Agora consigo me apoiar na muleta e estou começando a andar, mas isso só foi possível depois do atendimento no Centro Dia”, relatou.
Já a aposentada Leonice Gomes Barreto, 64 anos, contou que participa das aulas rítmicas que acontecem as terças e quintas, das 8h às 9h. “Gosto muito de participar. Sem contar que o atendimento dos médicos aqui é maravilhoso e sempre consegui pegar remédios na farmácia tanto para mim quanto para o meu esposo”, contou.
A coordenadora do Centro Dia, Janete Lima Klein, informou que as pessoas com idade acima de 60 anos podem procurar o espaço e se cadastrar. Para isso, é necessário levar a cópia da identidade e do CPF, comprovante de residência e a carteirinha do SUS. “O idoso que chega ao Centro Dia, passa por uma triagem com a equipe de enfermagem, para a confecção do cadastro e depois pode marcar as consultas que são realizadas no Centro Dia”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2024 18:40:36 Campos Laranja: Políticas para Mulheres em ação no Calçadão do Centro
- 25/11/2024 17:18:50 Agricultura recebe novos maquinários para dar suporte a produtores de Campos
- 25/11/2024 16:14:14 Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
- 25/11/2024 15:29:02 Formatura dos alunos do Qualifica Jovem e Polo e Guarda Mirim nesta terça-feira
- 25/11/2024 14:52:32 Concurso público: Prefeito abre curso de formação da 8ª turma da Guarda Municipal
Campos Laranja: Políticas para Mulheres em ação no Calçadão do Centro
2511 17h18Agricultura recebe novos maquinários para dar suporte a produtores de Campos
2511 16h14Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
2511 15h29Formatura dos alunos do Qualifica Jovem e Polo e Guarda Mirim nesta terça-feira
2511 14h52Concurso público: Prefeito abre curso de formação da 8ª turma da Guarda Municipal
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
4Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
5Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação
6Primeiro dia de adesão ao Refis 2024 com grande movimento na Secretaria de Fazenda