Notícia no detalhe
Centro Dia: referência em atendimento aos idosos em Campos
Cerca de 2.700 idosos são atendidos por mês, no Centro Dia, que funciona na Travessa Santo Elias, no Jardim Carioca. A unidade conta com os serviços de endocrinologia, angiologia, cardiologia, clínica médica, geriatria, urologia, ginecologia, dermatologia, reumatologia, ortopedia, psicologia, odontologia e fisioterapia. Novos serviços serão implantados, como coleta de sangue para exames laboratoriais e atividades complementares, como cinema e aulas de violão. O atendimento ambulatorial acontece de segunda a sexta, das 7h às 17h.
Segundo o secretário dos Direitos do Idoso, Gilson Gomes, 14 pessoas da terceira idade são internas, que ficam na unidade de segunda a sexta, das 7h às 19h, onde recebem café da manhã, são medicadas, almoçam, lancham e jantam, para depois retornar às casas. A ida e o retorno destes idosos são realizados por uma van equipada e segura, além de receber um acompanhamento de um fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional.
- A nossa ideia é ofertar qualidade de vida para os idosos. Por isso, em breve estaremos aumentando a oferta de atividades e serviços, para que esses idosos possam se interagir durante o período em que estão no Centro Dia - informou Gilson, acrescentando que há seis vagas disponíveis para completar a capacidade dos 20 internos. Para isso, uma equipe multidisciplinar do Centro Dia realiza visitas aos imóveis dos idosos que estão na fila de espera.
Um dos internos é o aposentado Jorge Almeida, 65 anos. Ele disse que quer morar no Centro Dia. “Aqui é muito bom, somos muito bem tratados, com dignidade”, afirmou.
A aposentada Josélia Pessanha Rangel, 65 anos, disse que depois que passou a fazer as sessões de fisioterapia na unidade está se sentindo bem melhor. “Eu tive um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e fiquei sem andar. Agora consigo me apoiar na muleta e estou começando a andar, mas isso só foi possível depois do atendimento no Centro Dia”, relatou.
Já a aposentada Leonice Gomes Barreto, 64 anos, contou que participa das aulas rítmicas que acontecem as terças e quintas, das 8h às 9h. “Gosto muito de participar. Sem contar que o atendimento dos médicos aqui é maravilhoso e sempre consegui pegar remédios na farmácia tanto para mim quanto para o meu esposo”, contou.
A coordenadora do Centro Dia, Janete Lima Klein, informou que as pessoas com idade acima de 60 anos podem procurar o espaço e se cadastrar. Para isso, é necessário levar a cópia da identidade e do CPF, comprovante de residência e a carteirinha do SUS. “O idoso que chega ao Centro Dia, passa por uma triagem com a equipe de enfermagem, para a confecção do cadastro e depois pode marcar as consultas que são realizadas no Centro Dia”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/04/2025 11:30:58 Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
- 20/04/2025 10:21:21 Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
- 20/04/2025 07:18:39 Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
- 19/04/2025 15:13:59 Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
- 19/04/2025 10:47:15 Vacinação contra a Influenza tem 8.235 doses aplicadas nas primeiras semanas
Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
2004 10h21Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
2004 07h18Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
1904 15h13Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
1904 10h47Vacinação contra a Influenza tem 8.235 doses aplicadas nas primeiras semanas
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
3CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
4CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta