Notícia no detalhe
Centro Dia: referência em atendimento aos idosos em Campos
Cerca de 2.700 idosos são atendidos por mês, no Centro Dia, que funciona na Travessa Santo Elias, no Jardim Carioca. A unidade conta com os serviços de endocrinologia, angiologia, cardiologia, clínica médica, geriatria, urologia, ginecologia, dermatologia, reumatologia, ortopedia, psicologia, odontologia e fisioterapia. Novos serviços serão implantados, como coleta de sangue para exames laboratoriais e atividades complementares, como cinema e aulas de violão. O atendimento ambulatorial acontece de segunda a sexta, das 7h às 17h.
Segundo o secretário dos Direitos do Idoso, Gilson Gomes, 14 pessoas da terceira idade são internas, que ficam na unidade de segunda a sexta, das 7h às 19h, onde recebem café da manhã, são medicadas, almoçam, lancham e jantam, para depois retornar às casas. A ida e o retorno destes idosos são realizados por uma van equipada e segura, além de receber um acompanhamento de um fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional.
- A nossa ideia é ofertar qualidade de vida para os idosos. Por isso, em breve estaremos aumentando a oferta de atividades e serviços, para que esses idosos possam se interagir durante o período em que estão no Centro Dia - informou Gilson, acrescentando que há seis vagas disponíveis para completar a capacidade dos 20 internos. Para isso, uma equipe multidisciplinar do Centro Dia realiza visitas aos imóveis dos idosos que estão na fila de espera.
Um dos internos é o aposentado Jorge Almeida, 65 anos. Ele disse que quer morar no Centro Dia. “Aqui é muito bom, somos muito bem tratados, com dignidade”, afirmou.
A aposentada Josélia Pessanha Rangel, 65 anos, disse que depois que passou a fazer as sessões de fisioterapia na unidade está se sentindo bem melhor. “Eu tive um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e fiquei sem andar. Agora consigo me apoiar na muleta e estou começando a andar, mas isso só foi possível depois do atendimento no Centro Dia”, relatou.
Já a aposentada Leonice Gomes Barreto, 64 anos, contou que participa das aulas rítmicas que acontecem as terças e quintas, das 8h às 9h. “Gosto muito de participar. Sem contar que o atendimento dos médicos aqui é maravilhoso e sempre consegui pegar remédios na farmácia tanto para mim quanto para o meu esposo”, contou.
A coordenadora do Centro Dia, Janete Lima Klein, informou que as pessoas com idade acima de 60 anos podem procurar o espaço e se cadastrar. Para isso, é necessário levar a cópia da identidade e do CPF, comprovante de residência e a carteirinha do SUS. “O idoso que chega ao Centro Dia, passa por uma triagem com a equipe de enfermagem, para a confecção do cadastro e depois pode marcar as consultas que são realizadas no Centro Dia”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/03/2026 18:45:47 Gestão de Pessoas realiza capacitação para os RH’s sobre o novo sistema SIASESMT
- 24/03/2026 17:04:11 CadÚnico: 4 mil pessoas atendidas na entrega da senha para Mutirão de Atualização
- 24/03/2026 16:20:15 Projeto Afro Roteiro será lançado no Centro Histórico no próximo dia 31
- 24/03/2026 15:36:20 Defesa Civil interdita prédio com risco de desabamento no Parque Leopoldina
- 24/03/2026 15:22:23 Fiocruz promove capacitação para profissionais da Saúde Mental de Campos
Gestão de Pessoas realiza capacitação para os RH’s sobre o novo sistema SIASESMT
2403 17h04CadÚnico: 4 mil pessoas atendidas na entrega da senha para Mutirão de Atualização
2403 16h20Projeto Afro Roteiro será lançado no Centro Histórico no próximo dia 31
2403 15h36Defesa Civil interdita prédio com risco de desabamento no Parque Leopoldina
2403 15h22Fiocruz promove capacitação para profissionais da Saúde Mental de Campos
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















