Notícia no detalhe
Reunião do Projeto Escola nesta terça com participação da Smece
O trabalho de prevenção no trânsito e defesa do meio ambiente, desenvolvido em escolas da rede municipal de ensino, será apresentado nesta terça-feira (29) durante a 2ª Reunião Pedagógica do Projeto Escola Arteris-Autopista Fluminense. Campos é uma das 13 cidades que participam do projeto por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). O encontro será no Vilarejo Hotel, em Rio das Ostras, das 8h às 16h.
Além de oferecer material pedagógico para ser trabalhado com os alunos nas escolas, a Autopista realiza uma reunião a cada bimestre em cidades que são cortadas pela BR-101 – trecho sob concessão no estado do Rio. As reuniões, segundo a coordenadora do projeto na Escola Municipal Walter Siqueira, Josilma Gomes Moço, servem para capacitar os profissionais de educação e manter o acompanhamento constante das atividades desenvolvidas pelas instituições.
- Os coordenadores das escolas enriquecem o conteúdo do programa de educação no trânsito e educação ambiental assim como fazem a troca das diferentes experiências vividas nas escolas - opina.
Participam também dos projetos “Viva o meio ambiente” e “Educar para humanizar o trânsito” em Campos, este ano, as escolas municipais Maria Lúcia, no Turfe, e Vilma Tâmega, no Centro. Segundo a gerente de Projetos Especiais da Smece, professora Ana Lúcia Tavares, o principal critério para a escolha da unidade é a proximidade de vias de fluxo intenso de veículos.
Programação - Após a recepção, os educadores participam de uma dinâmica em grupo para autoconhecimento e integração nos trabalhos em equipe. Na sequência, são apresentados aos educadores blocos de atividades de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Projeto Escola Arteris 2014.
Com esses blocos, eles formam grupos de trabalho que permitem fazer abordagens e desenvolver propostas que serão levadas às escolas. Assim os educadores podem diversificar as atividades em sala de aula e ainda estimular a leitura do gibi “Zé Quest em A Roda da História”, indicada pelo projeto. O encontro é encerrado com uma avaliação do bimestre anterior.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 11:17:49 Campos obtém redução no índice de pobreza
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Campos obtém redução no índice de pobreza
1009 09h36Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira