Notícia no detalhe
Novos pontos firmados para o Festival Doces Palavras
Em nova reunião pública para discussão do planejamento do Festival Doces Palavras, na noite desta sexta-feira(1º), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com a presença de representantes dos, do secretário Wainer Teixeira e do presidente da Associação de Imprensa Camoista (AIC), Vitor Menezes, coordenador do evento, alguns pontos já ficaram bem definidos, como a necessidade de se atingir o objetivo de fazer com que o FDP dê ampla oportunidade aos autores locais de expor, divulgar e comercializar suas obras.
Outra questão reafirmada foi sobre a intenção de fazer com que os doces campistas sejam enfocados no evento como parte da identidade cultural da população, realizando um resgate e valorização de uma tradição.
Para tanto, serão realizadas ações pontuais durante o evento, como degustação e oficinas de doces e divulgadas pesquisas sobre sua história, assim como itens da nossa cozinha serão lembrados com a exposição de peças antigas da gastronomia no Jardim São Benedito, local onde se realizará o evento marcado para acontecer em setembro do próximo ano.
O Festival Doces Palavras terá ampla programação com enfoque na literatura e no doce, com várias atividades paralelas simultâneas. Entre os pontos debatidos na reunião estão a criação da Livraria do Autor Campista, para dar mais visibilidade aos autores da terra e a realização de documentários, além de intervenções poéticas, assim como shows de vários gêneros musicais, indo do erudito, passando pelo samba até o rock, entre outros. Também foi cogitada a realização de uma gincana cultural, de saraus e espetáculo lítero-musical. Será criado um site para divulgação das informações sobre o evento.
O secretário Wainer Teixeira disse que o projeto o encanta pela sua versatilidade e por ser focado genuinamente na nossa cultura. "Vejo o festival como um elemento em que podemos buscar a elevação da nossa autoestima, mostrando toda nossa riqueza cultural", observou o secretário, que pretende convidar, para a abertura, o ator campista Tonico Pereira, divulgador de Campos na mídia há muitos anos.
Vitor Menezes reafirmou o caráter diferenciado do festival, que pretende ser mais informal e um embrião de eventos como a Flip, de Paraty, se pautando mais na questão da valorização das pessoas que fazem literatura e participam ativamente também em outras áreas da produção cultural em Campos. Ele destacou que o FDP também terá a função de estimular o gosto e o interesse pela literatura nos jovens. A próxima reunião será dia 16, às 10 h, na Academia Campista de Letras.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















