Notícia no detalhe
Exposição “O Mundo de José Cândido de Carvalho” no Museu Histórico
O escritor campista José Cândido de Carvalho comemora seu centenário no dia 05 de agosto e a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima preparou uma programação especial para comemorar esta data importante para a cultura . Foi aberta na tarde desta sexta-feira (01) no Museu Histórico de Campos, a exposição sobre a vida e obra do autor de "O Coronel e o Lobisomem”, intitulada “O Mundo de José Cândido de Carvalho. A mostra é composta de notícias de jornais e de todos os livros publicados pelo autor, além de pesquisas sobre suas obras, cedidas pelo médico, Wellington Paes. Foi criado também na exposição um espaço destinado ao escritório de José Cândido de Carvalho, com objetos doados e emprestados ao Museu, pela senhora Helvianita Balbi Bacelar e pelo Sebastião Guerra, que representam a época em que o autor vivia.
“Além das doações e empréstimos outra admirável atração da exposição são as máquinas de escrever doadas ao Museu pela comunidade e, em cada máquina, tem um conto de José Cândido de Carvalho para os visitantes conhecerem sua escrita própria e regional”, explica a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard. O espaço funcionará em horário especial durante a 362ª Festa do Santíssimo Salvador, das 13h ás 18h.
Todos os dias, a partir das 17h, acontecem a exibição do documentário, “O estrambótico mundo de José Cândido de Carvalho”. O filme dirigido pelo produtor Ajax Camacho faz uma reflexão sobre a influência de sua obra na cultura e literatura brasileira, observando as características próprias do autor.
Segundo a presidente da FCJOL, Patrícia Cordeiro, o pano de fundo do documentário foi a baixada campista, onde os moradores e estudiosos puderam contar um pouco mais da trajetória do artista. “Tudo isso mostra o quanto o poder público está comprometido não só com o patrimônio material da cidade, mas também o imaterial, já que este legado é imprescindível para a formação do cidadão”.
A partir da segunda-feira (04), às 14h, os alunos do curso livre de teatro apresentam a dramatização “Contos e Causos em José Cândido de Carvalho. Segundo a vice-presidente da Fundação, Maria Helena Gomes, na performance, foram reunidos contos da obra do escritor, principalmente, na mais conhecida. “Focamos principalmente na obra O Coronel e o Lobisomem com falas do próprio coronel e, ainda, contos como Gato com asma não mia; Ninguém mente por uma rolinha; Amor imortal morre de tarde; Por que Lulu Bergantin não atravessou o Rubicon, entre outros”, disse Lena.As apresentações acontecem até a próxima quarta-feira (06) em duas sessões, ás 14h e 16h.
O escritor foi homenageado durante a 8ª Bienal do Livro de Campos que aconteceu no mês de maio no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto. A feira literária recebeu cerca de 115 mil pessoas durante 10 dias.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
- 19/12/2025 14:37:39 Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
1912 16h48CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
1912 16h08Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
1912 15h44Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
1912 14h37Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez




















