Notícia no detalhe
Curso de capacitação para guardas com três módulos
Começou nesta segunda-feira (4) o curso de capacitação para 48 guardas municipais que vão atuar no Programa “Crack é Possível Vencer”, do governo federal, que será desenvolvido pela Prefeitura de Campos. As aulas estão sendo ministradas na Universidade Salgado de Oliveira (Universo).
O curso é dividido em três módulos. O primeiro segue até o próximo dia 15 e tem por objetivo qualificar os guardas para a atuação como operadores de segurança pública nas ações de enfrentamento ao crack, com conhecimentos sobre a doutrina de polícia de proximidade e as estratégias de policiamento comunitário.
Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), major Francisco Melo, a instituição, cada vez mais, vem sendo inserida no cenário de segurança pública. “É um curso que vai capacitar os agentes para que possam atuar de maneira correta, conforme preconiza o programa, que é dividido em três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. Os nossos guardas vão atuar na autoridade, mas vamos sempre buscar a prevenção, através as ações de esporte e lazer, e o cuidado, com atendimento em saúde”, informou.
O comandante acrescentou que em parceria com a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), foi feito um levantamento para saber onde são os maiores pontos de usuários de drogas, para que os guardas capacitados possam atuar nesses locais, com a possibilidade de encaminhar os usuários para os eixos do programa e reabilitá-los.
De acordo com o coordenador de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Segurança, Adriano Melo, o programa pertence ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Ele explicou que este é um curso de 160 horas, divido em três módulos. O primeiro é o Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária (CNMPC), com 80 horas de aulas e 11 disciplinas. O segundo é Curso Tópicos Especiais em Policiamento e Ações Comunitárias, com 40 horas e cinco disciplinas. O terceiro é a Abordagem Policial em Situação de Risco, onde os guardas terão 40 horas de aulas, com seis disciplinas.
- O guarda que estiver se formando vai ter uma visão geral, que vai desde o entendimento de polícia comunitária, que é a polícia de proximidade, ao entendimento dos malefícios causados pelas drogas - ressaltou. Após as falas das autoridades sentadas à mesa, o presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, explicou o programa para os agentes.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2026 13:35:45 Instituições são beneficiadas com nova distribuição de alimentos do PAA
- 06/05/2026 10:24:29 Golbol ganha espaço em Campos e reforça inclusão de pessoas com deficiência visual
- 06/05/2026 09:37:40 Mais Ciência: Lançamento do livro e Plataforma com data marcada
- 06/05/2026 09:28:43 Voluntários do Projeto Humanizar do HGG doam luvas de crochê para pacientes
- 06/05/2026 09:22:34 Sete distritos e bairros começaram a semana recebendo obras de recuperação
Instituições são beneficiadas com nova distribuição de alimentos do PAA
0605 10h24Golbol ganha espaço em Campos e reforça inclusão de pessoas com deficiência visual
0605 09h37Mais Ciência: Lançamento do livro e Plataforma com data marcada
0605 09h28Voluntários do Projeto Humanizar do HGG doam luvas de crochê para pacientes
0605 09h22Sete distritos e bairros começaram a semana recebendo obras de recuperação
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
3Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
4Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda
5Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
6À véspera do concurso, candidato aposta em vaga na Educação de Campos




















