Notícia no detalhe
Curso de capacitação para guardas com três módulos
Começou nesta segunda-feira (4) o curso de capacitação para 48 guardas municipais que vão atuar no Programa “Crack é Possível Vencer”, do governo federal, que será desenvolvido pela Prefeitura de Campos. As aulas estão sendo ministradas na Universidade Salgado de Oliveira (Universo).
O curso é dividido em três módulos. O primeiro segue até o próximo dia 15 e tem por objetivo qualificar os guardas para a atuação como operadores de segurança pública nas ações de enfrentamento ao crack, com conhecimentos sobre a doutrina de polícia de proximidade e as estratégias de policiamento comunitário.
Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), major Francisco Melo, a instituição, cada vez mais, vem sendo inserida no cenário de segurança pública. “É um curso que vai capacitar os agentes para que possam atuar de maneira correta, conforme preconiza o programa, que é dividido em três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. Os nossos guardas vão atuar na autoridade, mas vamos sempre buscar a prevenção, através as ações de esporte e lazer, e o cuidado, com atendimento em saúde”, informou.
O comandante acrescentou que em parceria com a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), foi feito um levantamento para saber onde são os maiores pontos de usuários de drogas, para que os guardas capacitados possam atuar nesses locais, com a possibilidade de encaminhar os usuários para os eixos do programa e reabilitá-los.
De acordo com o coordenador de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Segurança, Adriano Melo, o programa pertence ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Ele explicou que este é um curso de 160 horas, divido em três módulos. O primeiro é o Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária (CNMPC), com 80 horas de aulas e 11 disciplinas. O segundo é Curso Tópicos Especiais em Policiamento e Ações Comunitárias, com 40 horas e cinco disciplinas. O terceiro é a Abordagem Policial em Situação de Risco, onde os guardas terão 40 horas de aulas, com seis disciplinas.
- O guarda que estiver se formando vai ter uma visão geral, que vai desde o entendimento de polícia comunitária, que é a polícia de proximidade, ao entendimento dos malefícios causados pelas drogas - ressaltou. Após as falas das autoridades sentadas à mesa, o presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, explicou o programa para os agentes.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/01/2026 17:38:04 Verão de Todos Nós 2026 com vasta programação em Farol e Lagoa de Cima
- 09/01/2026 17:07:20 Neste sábado tem Feira da Agricultura Familiar e do Pescado em Farol de São Tomé
- 09/01/2026 16:38:00 Plantão especial de ambulâncias garantirá assistência na 293ª Festa de Santo Amaro
- 09/01/2026 16:28:23 Qualificação e Emprego promove curso de Eletricista Profissional
- 09/01/2026 15:53:23 Qualificação e Emprego faz processo seletivo para rede de supermercados em expansão
Verão de Todos Nós 2026 com vasta programação em Farol e Lagoa de Cima
0901 17h07Neste sábado tem Feira da Agricultura Familiar e do Pescado em Farol de São Tomé
0901 16h38Plantão especial de ambulâncias garantirá assistência na 293ª Festa de Santo Amaro
0901 16h28Qualificação e Emprego promove curso de Eletricista Profissional
0901 15h53Qualificação e Emprego faz processo seletivo para rede de supermercados em expansão
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
4Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
5Concurso contempla profissionais formados em Licenciatura em Educação do Campo
6Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta




















