Notícia no detalhe
Visa-Campos capacita técnicos da estética e beleza
Preocupada com os riscos de transmissão de doenças como hepatite e micose, a Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes ministrou essa semana, Curso de Capacitação em Biossegurança na Área da beleza e da Estética, direcionado aos microempreendedores que prestam serviços de manicure, pedicure, cabeleireiro, barbearia, depilação, podologia, estética facial e corporal, massagem relaxante, banho de ofurô, drenagem linfática, massagem estética e atividades similares. O encontro foi conduzido pelos profissionais de saúde Samila dos Santos, que é Enfermeira e Coordenadora do Setor de Farmácia e Vinícius Alves, Fiscal de Saúde Pública e Educador Sanitário.
Esta foi uma oportunidade para os técnicos da área poderem discutir situações referentes à Vigilância Sanitária, que são de extrema importância para obter sucesso nos seus empreendimentos. “A Visa-Campos preocupa-se em formar profissionais que tenham a devida conscientização sobre os princípios da biossegurança no ambiente de trabalho, principalmente, quando se refere à saúde do público e do próprio profissional que está diariamente exposto a contaminações”, menciona, o Gerente da Vigilância Sanitária, Elden Pereira.
- Abordamos a importância da biossegurança no salão de beleza, onde o profissional aprende a organizar melhor sua rotina de trabalho, limpeza ambiental, higiene pessoal, desinfecção e esterilização de ferramentas que entram em contato com os clientes, uso correto de equipamentos de proteção individual, além de contemplar o descarte seguro dos resíduos sólidos de forma a preservar o ambiente - disse Samila.
- Os cuidados básicos no salão de beleza ocorrem na preparação, desinfecção e esterilização de materiais utilizados nos procedimentos, por meio do autoclave. O Ministério da Saúde orienta a cada cliente para levar ao salão o seu próprio material de manicure, evitando, dessa forma, o contágio com instrumentos utilizados em outros clientes. O vírus da hepatite é muito resistente. Há estudos que indicam a sua sobrevivência fora do organismo por até uma semana. Instruir os novos profissionais significa protegê-los, garantindo a sua segurança e a dos seus clientes - acrescenta Samila Santos.
O gerente da Visa-Campos, Elden Pereira, ressalta que o profissional da beleza necessita nos dias de hoje, desenvolver competências para realizar tratamentos estéticos, respaldados nos conceitos de beleza integrada à saúde, para que os resultados sejam satisfatórios e ofereçam segurança para a qualidade de vida dos profissionais e dos usuários dos seus serviços, minimizando, ainda, a agressão ao meio ambiente.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/03/2026 17:39:39 Seduct e Ronda Escolar ampliam parceria e formarão gestores sobre educação digital
- 19/03/2026 17:25:21 Educação tem canal para denúncias de Assédio Moral, Sexual e Discriminatório
- 19/03/2026 16:49:33 LGBTQIAPN+: Atendimento no novo espaço começa na próxima quinta-feira
- 19/03/2026 15:32:28 Itinerários de ônibus na região central com alteração temporária no domingo
- 19/03/2026 12:02:31 Reunião alinha últimos detalhes para o Adora Campos
Seduct e Ronda Escolar ampliam parceria e formarão gestores sobre educação digital
1903 17h25Educação tem canal para denúncias de Assédio Moral, Sexual e Discriminatório
1903 16h49LGBTQIAPN+: Atendimento no novo espaço começa na próxima quinta-feira
1903 15h32Itinerários de ônibus na região central com alteração temporária no domingo
1903 12h02Reunião alinha últimos detalhes para o Adora Campos
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















