Notícia no detalhe
Coordenação de Matemática debate avaliação com professores
Professores de matemática da rede municipal de ensino se reuniram nesta segunda-feira (11) para estabelecer novos conceitos de como elaborar uma avaliação para os alunos do 6º ao 9º ano. Eles debateram sobre o tema “Avaliação Bimestral: Como avaliar? O que ela nos revela? Quem de fato é avaliado?”, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
O tema, elaborado pela Gerência do Ensino Fundamental II, visa avaliar o aluno com questões contextualizadas. Segundo a coordenadora de Matemática da Smece, professora Janaína Paes da Silva Gomes, as provas de Matemática precisam reunir três eixos principais: a competência leitora, o raciocínio e a contextualização.
— Não podemos cobrar de nossos alunos apenas uma aplicação de fórmulas. Eles têm que conseguir contextualizar, porque são avaliações assim que eles vão encarar pela frente quanto tiverem que fazer as do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles precisam ler e interpretar as questões — explica.
Para os professores, o encontro é fundamental para aprimorar a prática em sala de aula. “Aqui fazemos a troca de experiências e de conhecimentos. Através desses critérios sugeridos, podemos ver o que pode ser melhorado na hora de preparar a provinha. Se os alunos são treinados com questões mais contextualizadas, vão ter menos dificuldades na hora do Enem, por exemplo”, diz a professora Danielle Carvalho Pereira.
Enquanto debatia sobre as avaliações, a professora Ana Nazaré da Silva Fonseca até se inspirou em fazer uma poesia. Numa das estrofes, ela afirma que as provas devem ser feitas de quatro maneiras: com carinho, atenção, discursiva e múltipla escolha, para uma ótima avaliação. “O momento é ótimo, porque também revemos os amigos. Os professores de matemática são ótimos de integração”, diz.
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