Notícia no detalhe
Seminário de Inclusão é aberto com motivação dos profissionais de educação
O 8º Seminário de Inclusão: “Direito à diversidade” foi aberto nesta segunda-feira (11), buscando a motivação dos profissionais de educação, mesmo tendo que lidar com as inúmeras diferenças dos alunos no dia a dia. O evento evidencia o tema “Convivendo com as diferenças, aprendendo a multiplicidade” e acontece até quinta-feira (14), na Faculdade de Direito de Campos (FDC). Participam dos debates professores, pedagogos, representantes de entidades e de 19 municípios que formam o polo das unidades de Atendimento Educacional Especializado (AEE), com sede em Campos.
Com vários estudos desenvolvidos pela busca de práticas inovadoras dentro de sala de aula, o professor Erik Penna despertou os participantes com a palestra “Motivação nota 10”, num clima descontraído e de interação com o público. Segundo ele, trabalhar a inclusão é, sem dúvida, um desafio e precisa ser feito em equipe para um resultado positivo.
— É importante que todos passem por treinamento constantemente. Temos que tomar cuidado com o preconceito e quebrar paradigmas. Afinal, existe grande diferença entre decidir agir e agir de fato — destaca Erik Penna, frisando que nem sempre uma decisão é concretizada.
Para ele, é fundamental que os professores resgatem a paixão da primeira aula, lá do início da profissão. “Às vezes, com o tempo, o entusiasmo vai se perdendo. O meu objetivo é despertar os profissionais para preparar o ambiente com os seus alunos, através da mudança de comportamento. Portanto, trago 10 dicas que permitem o professor moderno realizar essas mudanças”, declara.
A subsecretária de Educação, Lílian Neto, participou da abertura, destacando a importância de se promover a inclusão não só das pessoas com deficiência, mas das consideradas normais e que revelam diferenças entre a sociedade ou mesmo no ambiente familiar.
— Vivemos neste século, infelizmente, a era da intolerância, quando pensamos que o outro deve agir como a gente. Desta forma, muitas vezes, acabamos excluindo pessoas dentro da nossa própria casa, que estão do nosso lado. Então acho que este é o momento para refletir — diz.
O evento foi aberto também, com uma encenação das composições de Vinícius de Moraes “Se todos fossem iguais a você”, por Eliana Carneiro e Guilherme Freitas.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2025 10:40:51 Profissionais de saúde comemoram transformação da FMS em instituição de ensino
- 10/01/2025 09:31:02 Campos Mais Verde e Prefeitura farão plantio de manguezal na Ilha da Carapeba
- 10/01/2025 09:23:38 Verão 2025: Júlio Souza se apresentará neste sábado em Lagoa de Cima
- 10/01/2025 09:05:20 Fiscais da Vigilância Sanitária atuam durante o trajeto a Santo Amaro
- 10/01/2025 08:35:43 Prefeitura recupera estrada litorânea entre Lagamar e Barra do Furado
Profissionais de saúde comemoram transformação da FMS em instituição de ensino
1001 09h31Campos Mais Verde e Prefeitura farão plantio de manguezal na Ilha da Carapeba
1001 09h23Verão 2025: Júlio Souza se apresentará neste sábado em Lagoa de Cima
1001 09h05Fiscais da Vigilância Sanitária atuam durante o trajeto a Santo Amaro
1001 08h35Prefeitura recupera estrada litorânea entre Lagamar e Barra do Furado
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira