Notícia no detalhe
Seminário de Inclusão é aberto com motivação dos profissionais de educação
O 8º Seminário de Inclusão: “Direito à diversidade” foi aberto nesta segunda-feira (11), buscando a motivação dos profissionais de educação, mesmo tendo que lidar com as inúmeras diferenças dos alunos no dia a dia. O evento evidencia o tema “Convivendo com as diferenças, aprendendo a multiplicidade” e acontece até quinta-feira (14), na Faculdade de Direito de Campos (FDC). Participam dos debates professores, pedagogos, representantes de entidades e de 19 municípios que formam o polo das unidades de Atendimento Educacional Especializado (AEE), com sede em Campos.
Com vários estudos desenvolvidos pela busca de práticas inovadoras dentro de sala de aula, o professor Erik Penna despertou os participantes com a palestra “Motivação nota 10”, num clima descontraído e de interação com o público. Segundo ele, trabalhar a inclusão é, sem dúvida, um desafio e precisa ser feito em equipe para um resultado positivo.
— É importante que todos passem por treinamento constantemente. Temos que tomar cuidado com o preconceito e quebrar paradigmas. Afinal, existe grande diferença entre decidir agir e agir de fato — destaca Erik Penna, frisando que nem sempre uma decisão é concretizada.
Para ele, é fundamental que os professores resgatem a paixão da primeira aula, lá do início da profissão. “Às vezes, com o tempo, o entusiasmo vai se perdendo. O meu objetivo é despertar os profissionais para preparar o ambiente com os seus alunos, através da mudança de comportamento. Portanto, trago 10 dicas que permitem o professor moderno realizar essas mudanças”, declara.
A subsecretária de Educação, Lílian Neto, participou da abertura, destacando a importância de se promover a inclusão não só das pessoas com deficiência, mas das consideradas normais e que revelam diferenças entre a sociedade ou mesmo no ambiente familiar.
— Vivemos neste século, infelizmente, a era da intolerância, quando pensamos que o outro deve agir como a gente. Desta forma, muitas vezes, acabamos excluindo pessoas dentro da nossa própria casa, que estão do nosso lado. Então acho que este é o momento para refletir — diz.
O evento foi aberto também, com uma encenação das composições de Vinícius de Moraes “Se todos fossem iguais a você”, por Eliana Carneiro e Guilherme Freitas.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/05/2025 17:54:18 Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
- 08/05/2025 15:46:55 Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
- 08/05/2025 15:35:46 Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
- 08/05/2025 14:38:46 Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
- 08/05/2025 12:35:07 Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
0805 15h46Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
0805 15h35Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
0805 14h38Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
0805 12h35Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento