Notícia no detalhe
Alfabetização bilíngue no 8º Seminário de Inclusão
O segundo dia do 8º Seminário de Inclusão: Direito à Diversidade foi iniciado com discussão sobre o desafio de incluir as crianças com deficiência auditiva no processo de alfabetização. Para vencer os obstáculos do trabalho com os alunos que têm esse problema, a professora Rachel Colacique, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), deu várias dicas aos profissionais de educação sobre “Alfabetização bilíngue”. O encontro faz abordagens no tema central “Convivendo com as diferenças, aprendendo a multiplicidade” e aconteceu até às 20h desta terça-feira (12), no auditório da Faculdade de Direito de Campos (FDC).
De acordo com Rachel, é importante que os professores busquem o conhecimento de libras, a primeira linguagem dos surdos. “É importante que se tenha a consciência de que a pessoa não te escuta. Então, o conhecimento da Língua Portuguesa passa a ser a segunda linguagem. O professor precisa procurar as possibilidades e o caminho das atividades adaptadas, até mesmo para trabalhar com outras deficiências, como a dificuldade de aprendizagem”, exemplifica.
Segundo ela, vários recursos ajudam na assimilação do conteúdo pelo surdo, como utilização de maquetes, mapas, vídeos, histórias em quadrinhos entre outras atividades que contemplem a todos. “Algumas pessoas têm facilidade de aprender pela audição. Outros são mais visuais. Trabalhar a inclusão é um grande desafio, mas é possível”, conclui.
Para a professora alfabetizadora Andreia Cristina Pires, que veio de Ubá (MG) para participar do seminário em Campos, a palestra da manhã serviu para dar um norte na sua trajetória profissional. “Fiz o curso de libras, mas não estava conseguindo trabalhar dentro da sala de recursos. Aqui, recebi dicas que com certeza vão ajudar bastante daqui para frente”, diz otimista.
Programação – Nesta terça-feira, os profissionais de educação também debateram sobre “Legal e legítimo na Educação Inclusiva: construindo possibilidades”, com Eliane Monteiro Feres; À tarde, “Escola Inclusiva: Um desafio possível”, com Karine Mourão e Luciana Afonso; seguida por “Transtornos comportamentais”, por Cecília Oliveira e o encerramento com Felipe Martins e violão
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2024 18:28:41 Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
- 23/11/2024 14:49:11 Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
- 23/11/2024 11:34:18 Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
- 23/11/2024 11:15:33 Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
- 23/11/2024 10:58:34 Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
2311 14h49Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
2311 11h34Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
2311 11h15Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
2311 10h58Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação