Notícia no detalhe
Campos tem programação para Dia do Campo Limpo
Dia 18 de agosto é Dia Nacional do Campo Limpo e, nesta segunda-feira (18) completa 10 anos da criação dessa data no Brasil. Em Campos, para celebrar a data, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Campus Leonel Miranda, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFR-RJ), e com a Emater(Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), elaborou programação que teve início nesta sexta-feira (15) com ciclo de palestras proferidas no auditório do Campus, por técnicos da Secretaria de Agricultura de Campos; da de São João da Barra; e da Emater.
A programação será encerrada nesta segunda-feira (18) com a realização de palestras e oficinas com os produtores rurais e dinâmica também com estudantes na Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, na localidade de Ribeiro do Amaro, em Travessão. Nesta sexta-feira (15), foram realizadas palestras sobre o retorno das embalagens de defensivos agrícolas que, de acordo com os níveis de concentração, são ofensivos à natureza e ao homem.
O pesquisador Frederico Veiga, da UFR-RJ proferiu palestra sobre o Sistema Campo Limpo, com ênfase no recolhimento das embalagens para retorno. Carlos Ronald Macabu, especialista em Projetos Florestais falou sobre a necessidade da recuperação e proteção das Matas Ciliares, ao passo que técnicos da Emater abordou sobre o Programa Água Limpa para o Rio Olímpico, que numa alusão às Olimpíadas de 2016, inspirou o Programa Rio Rural a estabelecer meta de recuperar 2016 nascentes.
- Durante o encontro com os produtores rurais, foram repassadas informações importantes sobre os cuidados que todos temos que ter com o meio ambiente. A natureza existe para o bem estar das pessoas. Então, cada pessoa, tem o dever de cuidar do meio ambiente, porque se a natureza for mal tratada, nós recebemos os feitos de volta. O Estado do Rio consegue recolher 40 toneladas das embalagens de defensivos agrícolas, mas é possível recolher um volume maior no nosso estado. Na medida que se tira mais resíduos prejudiciais às plantações e aos recursos hídricos, cada vez mais, teremos produtos mais saudáveis e água com mais qualidade. Os produtores estão desenvolvendo cada vez mais consciência de que é preciso ter zelo com os mananciais hídricos, como os ribeiros, os rios, as lagoas e as nascentes - , analisa Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















