Notícia no detalhe
Visa e Fundecam: segurança alimentar e empreendedorismo
A Secretaria da Saúde de Campos, por meio da Vigilância Sanitária (Visa-Campos), em parceria com Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam), realizaram na quinta-feira (14) capacitação sobre as Boas Práticas para manipuladores de alimentos: gestão de segurança e qualidade sanitária e noções sobre Microcrédito Produtivo e Orientado (MPO) direcionado aos microempreedendores individuais (MEI).
O objetivo é orientar aos participantes sobre a adequação dos estabelecimentos com a implantação de práticas sanitárias, de acordo com a Legislação Sanitária vigente, como também fornecer aos mesmos informações sobre os temas. A palestra foi conduzida pela coordenadora do setor IEC-Visa, Vívian Lanunce; o assessor técnico e educador sanitário da Visa, Antônio Carlos Vangarges, e a agente de crédito do Fundecam, Roberta Vasconcelos.
Antônio informou que, esta palestra, ofereceu orientações quanto à importância da higienização de utensílios e equipamentos, da desinfecção de ambiente de trabalho, do controle de temperatura e armazenagem dos alimentos comercializados. “Os manipuladores aprenderam técnicas que os ajudarão a trabalhar com qualidade, prezando sempre pela segurança alimentar do cliente e, consequentemente, evitando problemas como a contaminação dos alimentos", explica Antônio Carlos Vangarges.
- É do nosso interesse que todos os manipuladores estejam capacitados para oferecerem alimentos de boa procedência e, dentro das normas sanitárias de segurança alimentar, para que toda a população consuma produtos saudáveis - ressalta o gerente da Vigilância Sanitária de Campos, Elden Pereira.
Após o curso de boas práticas, os manipuladores receberão um certificado de participação. “Os manipuladores de alimentos estão sendo encaminhados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, através do Espaço do Empreendedor a estarem fazendo este curso, além de serem incluídos no programa de formalização”, reforça. O curso é parte obrigatória do processo de regularização para os que comercializam gêneros alimentícios.
Durante a capacitação, Roberta apresentou aos participantes o Programa de Microcrédito que a Prefeitura de Campos realiza, por meio do Fundecam, em que empreendedores com experiência mínima de 06 meses, podem tomar o crédito para investirem em suas atividades, seja com compra de matéria prima (capital de giro), para adquirir equipamento ou para realizar obra em seus estabelecimentos comerciais. “Por ser produtivo e orientado, o Microcrédito realizado pelo Fundecam tem como objetivo não apenas liberar recurso financeiro, mas também orientar nossos empreendedores sobre a administração e gestão de negócios. Nesta apresentação específica para empreendedores envolvidos no ramo de alimentos, salientamos como o Fundecam pode ser a oportunidade que os mesmos necessitam para adequarem seus estabelecimentos e negócios às normas exigidas pela Vigilância Sanitária de Campos", ressalta Roberta.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/11/2025 15:51:02 Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
- 15/11/2025 13:41:40 Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
- 15/11/2025 12:18:15 Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
- 15/11/2025 11:52:00 Social + Perto especial pelo Mês da Consciência Negra quarta em Conceição do Imbé
- 15/11/2025 11:22:16 Prefeitura segue com Operação Tapa-Buracos em estradas e bairros do município
Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
1511 13h41Samba na Praça tem mais uma edição neste domingo no Jardim do Liceu
1511 09h21Obras do novo centro cirúrgico do Hospital Ferreira Machado avançam
1511 09h01Mutirão da Trabalhadora Rural encerra com sucesso e números expressivos
1511 12h18Saúde Bucal alerta para traumas dentários em crianças e adolescentes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















