Notícia no detalhe
Visa e Fundecam: segurança alimentar e empreendedorismo
A Secretaria da Saúde de Campos, por meio da Vigilância Sanitária (Visa-Campos), em parceria com Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam), realizaram na quinta-feira (14) capacitação sobre as Boas Práticas para manipuladores de alimentos: gestão de segurança e qualidade sanitária e noções sobre Microcrédito Produtivo e Orientado (MPO) direcionado aos microempreedendores individuais (MEI).
O objetivo é orientar aos participantes sobre a adequação dos estabelecimentos com a implantação de práticas sanitárias, de acordo com a Legislação Sanitária vigente, como também fornecer aos mesmos informações sobre os temas. A palestra foi conduzida pela coordenadora do setor IEC-Visa, Vívian Lanunce; o assessor técnico e educador sanitário da Visa, Antônio Carlos Vangarges, e a agente de crédito do Fundecam, Roberta Vasconcelos.
Antônio informou que, esta palestra, ofereceu orientações quanto à importância da higienização de utensílios e equipamentos, da desinfecção de ambiente de trabalho, do controle de temperatura e armazenagem dos alimentos comercializados. “Os manipuladores aprenderam técnicas que os ajudarão a trabalhar com qualidade, prezando sempre pela segurança alimentar do cliente e, consequentemente, evitando problemas como a contaminação dos alimentos", explica Antônio Carlos Vangarges.
- É do nosso interesse que todos os manipuladores estejam capacitados para oferecerem alimentos de boa procedência e, dentro das normas sanitárias de segurança alimentar, para que toda a população consuma produtos saudáveis - ressalta o gerente da Vigilância Sanitária de Campos, Elden Pereira.
Após o curso de boas práticas, os manipuladores receberão um certificado de participação. “Os manipuladores de alimentos estão sendo encaminhados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, através do Espaço do Empreendedor a estarem fazendo este curso, além de serem incluídos no programa de formalização”, reforça. O curso é parte obrigatória do processo de regularização para os que comercializam gêneros alimentícios.
Durante a capacitação, Roberta apresentou aos participantes o Programa de Microcrédito que a Prefeitura de Campos realiza, por meio do Fundecam, em que empreendedores com experiência mínima de 06 meses, podem tomar o crédito para investirem em suas atividades, seja com compra de matéria prima (capital de giro), para adquirir equipamento ou para realizar obra em seus estabelecimentos comerciais. “Por ser produtivo e orientado, o Microcrédito realizado pelo Fundecam tem como objetivo não apenas liberar recurso financeiro, mas também orientar nossos empreendedores sobre a administração e gestão de negócios. Nesta apresentação específica para empreendedores envolvidos no ramo de alimentos, salientamos como o Fundecam pode ser a oportunidade que os mesmos necessitam para adequarem seus estabelecimentos e negócios às normas exigidas pela Vigilância Sanitária de Campos", ressalta Roberta.
Últimas Notícias adicionadas
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação