Notícia no detalhe
17 de agosto: Dia do Patrimônio Histórico
Para muitos Patrimônio Histórico é só o prédio antigo, mas engana-se. Ele pode ser dividido em dois tipos, o material e imaterial. A maior cidade do interior do Estado conta com uma política de Preservação do Patrimônio Histórico através da Superintendência vinculada à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e o Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Coppam). O dia do Patrimônio Histórico é comemorado neste domingo (17).
Segundo a historiadora Larissa Manhães, o patrimônio material compreende tudo que é palpável, como os edificações históricas, acervo museológico, volumes bibliográficos, documentação arquivística, registros fotográficos e audiovisuais. Em Campos, citamos como exemplo, o Solar do Visconde de Araruama, que abriga o Museu Histórico de Campos, localizado na Praça São Salvador, entregue a população em 2012. O espaço possui um roteiro de visita guiada pelas salas de exposições permanentes, que mostra pontos principais da história do município, contextualizando com o acervo exposto com mais de 900 peças em exposição.
A data é comemorada em homenagem ao primeiro presidente do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Rodrigo Melo Franco de Andrade. Atualmente, o Instituto premia os melhores projetos de preservação através do prêmio que recebe o nome do advogado e jornalista, no qual a cidade concorreu na categoria políticas governamentais, a partir da construção do Museu Histórico.
No caso do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, em Tócos, além de ser um prédio histórico, a documentação resguardada e restaurada no local faz parte da política de preservação do patrimônio, onde a cidade de Campos é referência na restauração de documentos. Vale destacar, o Museu Olavo Cardoso, outro prédio que merece destaque por sua beleza arquitetônica. O local passará por intervenção nos próximos meses. São considerados patrimônio imaterial, as manifestações culturais, como o boi pintadinho, o jongo, a cavalhada de Santo Amaro, o carnaval e o modo de fazer chuvisco. Todos esses dados constam na atualização do Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
- A preservação do patrimônio é importante porque ela faz parte da nossa memória e de como nossa população se formou através dos costumes e monumentos, preservá-los é manter nossa identidade -, explica Larissa.
Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, os prédios históricos receberão placas de identificação. “Hoje a cidade conta com uma política de preservação do patrimônio que vai garantir que as futuras gerações conheçam a história da cidade”
De acordo com o levantamento do Coppam existem no município cerca de 500 prédios tombados, sua maioria no Centro Histórico, que atualmente passam por intervenções que visam resgatar a história da cidade. Segundo o superintendente de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico, Orávio de Campos, trata-se do maior museu de arquitetura eclética a céu aberto do interior do Estado. Todos são oriundos da reforma urbana realizada, a partir de 1902, pelo sanitarista Saturnino de Brito.
A lei de preservação obriga que os proprietários de prédios façam a manutenção nos imóveis tombados dentro das exigências do Iphan. multa para quem tenta contra o patrimônio varia de 50 a 30 mil Uficas, dependendo da gravidade expressa na lei 8.487/2013. “Existem muitos prédios em ruínas, estamos lutando para que sejam preservados e sejam tombados posteriormente”, disse Orávio, que também preside o Coppam.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/05/2025 17:54:18 Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
- 08/05/2025 15:46:55 Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
- 08/05/2025 15:35:46 Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
- 08/05/2025 14:38:46 Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
- 08/05/2025 12:35:07 Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
0805 15h46Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
0805 15h35Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
0805 14h38Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
0805 12h35Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento