Notícia no detalhe
17 de agosto: Dia do Patrimônio Histórico
Para muitos Patrimônio Histórico é só o prédio antigo, mas engana-se. Ele pode ser dividido em dois tipos, o material e imaterial. A maior cidade do interior do Estado conta com uma política de Preservação do Patrimônio Histórico através da Superintendência vinculada à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e o Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Coppam). O dia do Patrimônio Histórico é comemorado neste domingo (17).
Segundo a historiadora Larissa Manhães, o patrimônio material compreende tudo que é palpável, como os edificações históricas, acervo museológico, volumes bibliográficos, documentação arquivística, registros fotográficos e audiovisuais. Em Campos, citamos como exemplo, o Solar do Visconde de Araruama, que abriga o Museu Histórico de Campos, localizado na Praça São Salvador, entregue a população em 2012. O espaço possui um roteiro de visita guiada pelas salas de exposições permanentes, que mostra pontos principais da história do município, contextualizando com o acervo exposto com mais de 900 peças em exposição.
A data é comemorada em homenagem ao primeiro presidente do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Rodrigo Melo Franco de Andrade. Atualmente, o Instituto premia os melhores projetos de preservação através do prêmio que recebe o nome do advogado e jornalista, no qual a cidade concorreu na categoria políticas governamentais, a partir da construção do Museu Histórico.
No caso do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, em Tócos, além de ser um prédio histórico, a documentação resguardada e restaurada no local faz parte da política de preservação do patrimônio, onde a cidade de Campos é referência na restauração de documentos. Vale destacar, o Museu Olavo Cardoso, outro prédio que merece destaque por sua beleza arquitetônica. O local passará por intervenção nos próximos meses. São considerados patrimônio imaterial, as manifestações culturais, como o boi pintadinho, o jongo, a cavalhada de Santo Amaro, o carnaval e o modo de fazer chuvisco. Todos esses dados constam na atualização do Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
- A preservação do patrimônio é importante porque ela faz parte da nossa memória e de como nossa população se formou através dos costumes e monumentos, preservá-los é manter nossa identidade -, explica Larissa.
Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, os prédios históricos receberão placas de identificação. “Hoje a cidade conta com uma política de preservação do patrimônio que vai garantir que as futuras gerações conheçam a história da cidade”
De acordo com o levantamento do Coppam existem no município cerca de 500 prédios tombados, sua maioria no Centro Histórico, que atualmente passam por intervenções que visam resgatar a história da cidade. Segundo o superintendente de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico, Orávio de Campos, trata-se do maior museu de arquitetura eclética a céu aberto do interior do Estado. Todos são oriundos da reforma urbana realizada, a partir de 1902, pelo sanitarista Saturnino de Brito.
A lei de preservação obriga que os proprietários de prédios façam a manutenção nos imóveis tombados dentro das exigências do Iphan. multa para quem tenta contra o patrimônio varia de 50 a 30 mil Uficas, dependendo da gravidade expressa na lei 8.487/2013. “Existem muitos prédios em ruínas, estamos lutando para que sejam preservados e sejam tombados posteriormente”, disse Orávio, que também preside o Coppam.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/12/2024 16:06:48 Iluminada, Campos dos Goytacazes celebra com o seu povo o Natal 2024
- 24/12/2024 15:34:46 LEEI Campos: três trabalhos acadêmicos aprovados no IX CONEPE
- 24/12/2024 15:10:46 Prazo para que unidades escolares façam a prestação de contas parcial está acabando
- 24/12/2024 14:26:27 Fiscalização de trânsito por meio de videomonitoramento terá início em janeiro
- 24/12/2024 14:06:57 Defesa Civil e 8° BPM em parceria para colaboração em situações de desastres
Iluminada, Campos dos Goytacazes celebra com o seu povo o Natal 2024
2412 15h34LEEI Campos: três trabalhos acadêmicos aprovados no IX CONEPE
2412 15h10Prazo para que unidades escolares façam a prestação de contas parcial está acabando
2412 14h26Fiscalização de trânsito por meio de videomonitoramento terá início em janeiro
2412 14h06Defesa Civil e 8° BPM em parceria para colaboração em situações de desastres
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro