Notícia no detalhe
Semana do Folclore: Bois de Acesso abrem desfiles neste domingo
Foi aberto na tarde deste domingo (24) o terceiro e último dia da III Semana do Folclore com os desfiles dos bois pintadinhos do Grupo de Acesso. O evento, que está sendo realizado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), continua atraindo crianças, jovens, adultos e idosos que não dispensam em se divertir com os desfiles dos bois pintadinhos.
O primeiro boi a desfilar foi o Boi do Canto, do Parque Nova Brasília, que levou para avenida o tema “Boi do Canto no folclore popular apresenta: Capim Angu da Estação ao boulevard delícias que satisfazem seu paladar”. A agremiação folclórica exaltou a culinária do amigo Capim, um empreendedor de 36 anos de tradição com suas comidas caseiras. Destaques para as alas dos caldos, com mocotó, angu a baiana e caldo verde. O público também teve a oportunidade de ver que uma das grandes paixões de Capim foi o futebol.
Em seguida desfilou o Boi Zangado, com o tema “Festa na roça de Santo Amaro”. O boi mostrou a grande festa de Santo Amaro, na Baixada Campista, cuja data é comemorada no dia 15 de janeiro. Na comissão de frente, mouros e cristãos travaram mais uma batalha. A bateria representou a banda musical. Também passaram pela avenida as danças nordestinas e a romaria, que é bastante comum durante os festeiros do padroeiro da Baixada Campista.
O terceiro a desfilar foi o Boi Dende. A agremiação folclórica mostrou que todos devem respeitar a diversidade brasileira, principalmente quando se trata dos primeiros habitantes do Brasil: os indígenas, tendo como principais atividades a pesca, a caça e a dança, considerada uma riqueza cultural. Destaque para o Cacique e a Índia Jandira. Os ritmistas fizeram uma festa na aldeia e encantaram o público nas arquibancadas.
Em seguida foi a vez do Boi Guloso, que homenageou a trajetória de vida e trabalho de Rubens Ailton, o Rubinho Ferroviário, com o tema “Uma história que reluz como ouro e caminha sob trilho, Rubinho Ferroviário”. A agremiação mostrou que Rubinho construiu um apogeu no carnaval de Campos, passando por várias agremiações carnavalescas e se consagrou no bloco de coração Os Psicodélicos. A última ala veio nas cores vermelha e preta, representando o Flamengo, time de paixão de Rubinho.
E encerrando os desfiles do Grupo de Acesso entrou no Cepop o Boi Arrastão, que mostrou na avenida o tema “No mês do folclore Boi Arrastão vem pintando o sete”, que girou em torno do ditado popular “Pintando o Sete”. E foi com este dito popular que a agremiação provocou um misto de folclore através das figuras centrais do folguedo, entre elas o Bumba meu Boi. Destaque para a ala das mulinhas folclóricas.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira