Notícia no detalhe
Desfiles dos bois do Grupo Especial encerram a Semana do Folclore
Quatro bois pintadinhos do Grupo Especial encerraram a III Semana do Folclore na noite deste domingo (24). O evento foi realizado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). A festa começou na sexta-feira (22) com o Arraial do Cepop, reunindo as principais quadrilhas de Campos, além do desfile de 19 bois pintadinhos.
O Boi Brasil, considerado o mais antigo de Campos, levou para avenida o enredo “Minha terra Goytacá, lendas e riquezas meu folclore é tradição popular”. A agremiação folclórica fez uma homenagem ao município de Campos, uma terra que foi habitada pelo índio goytacaz e depois colonizada pelos portugueses. A história chegou à elevação de vila a categoria de cidade em 28 de março de 1835. A bateria desfilou fantasiada de Dom Pedro I. O terceiro carro do boi veio com um desenho da Catedral do Santíssimo Salvador. Alas como abolição da escravidão e do Farol de São Thomé arrancaram aplauso do público nas arquibancadas.
Em seguida foi a vez do Boi Zulu apresentar o tema “Lendas, mistérios e magias. Não creio, mas... sei lá né?”. Cantigas de ninar e histórias macabras foram muito bem representadas pela agremiação, que levou para a avenida personagens como Boto, Curupira, Lobisomem, Mula Sem Cabeça, deixando o público das arquibancadas e dos camarotes “espantados”. Uma brincadeira que espantou até o mau olhado. As bruxas estavam presentes na comissão de frente e as crianças estavam fantasiadas de Halloween.
O Boi K-Brunco foi o penúltimo a desfilar. Com o tema “Boi K-Brunco vai passar, uma estrela vai brilhar”, a agremiação folclórica homenageou Maria Soaraia, uma mulher guerreira e que tem uma grande importância para o carnaval campista por ser a presidente de honra do Bloco de Samba União Feliz. Não faltou animação ao componente, que desfilaram exaltando Maria Soaraia. Destaque para o carro com a imagem de São Jorge, santo de devoção da homenageada.
E para fechar os desfiles, a Associação Folclórica Boi Jaguar levou para a avenida o tema “Abram-se as porteiras, foi dada a largada. O Turfe de vermelho e branco é Ururau da Lapa”. A homenagem foi a Escola de Samba Ururau da Lapa, lembrando até mesmo do primeiro título, com o enredo “...Quando a primavera floresceu”, e lembrando este campeonato, uma ala veio representando as flores. O último carro do boi veio com as cores vermelha e branco do Ururau da Lapa, uma homenagem a todos os bairros campistas.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira