Notícia no detalhe
Desfiles dos bois do Grupo Especial encerram a Semana do Folclore
Quatro bois pintadinhos do Grupo Especial encerraram a III Semana do Folclore na noite deste domingo (24). O evento foi realizado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). A festa começou na sexta-feira (22) com o Arraial do Cepop, reunindo as principais quadrilhas de Campos, além do desfile de 19 bois pintadinhos.
O Boi Brasil, considerado o mais antigo de Campos, levou para avenida o enredo “Minha terra Goytacá, lendas e riquezas meu folclore é tradição popular”. A agremiação folclórica fez uma homenagem ao município de Campos, uma terra que foi habitada pelo índio goytacaz e depois colonizada pelos portugueses. A história chegou à elevação de vila a categoria de cidade em 28 de março de 1835. A bateria desfilou fantasiada de Dom Pedro I. O terceiro carro do boi veio com um desenho da Catedral do Santíssimo Salvador. Alas como abolição da escravidão e do Farol de São Thomé arrancaram aplauso do público nas arquibancadas.
Em seguida foi a vez do Boi Zulu apresentar o tema “Lendas, mistérios e magias. Não creio, mas... sei lá né?”. Cantigas de ninar e histórias macabras foram muito bem representadas pela agremiação, que levou para a avenida personagens como Boto, Curupira, Lobisomem, Mula Sem Cabeça, deixando o público das arquibancadas e dos camarotes “espantados”. Uma brincadeira que espantou até o mau olhado. As bruxas estavam presentes na comissão de frente e as crianças estavam fantasiadas de Halloween.
O Boi K-Brunco foi o penúltimo a desfilar. Com o tema “Boi K-Brunco vai passar, uma estrela vai brilhar”, a agremiação folclórica homenageou Maria Soaraia, uma mulher guerreira e que tem uma grande importância para o carnaval campista por ser a presidente de honra do Bloco de Samba União Feliz. Não faltou animação ao componente, que desfilaram exaltando Maria Soaraia. Destaque para o carro com a imagem de São Jorge, santo de devoção da homenageada.
E para fechar os desfiles, a Associação Folclórica Boi Jaguar levou para a avenida o tema “Abram-se as porteiras, foi dada a largada. O Turfe de vermelho e branco é Ururau da Lapa”. A homenagem foi a Escola de Samba Ururau da Lapa, lembrando até mesmo do primeiro título, com o enredo “...Quando a primavera floresceu”, e lembrando este campeonato, uma ala veio representando as flores. O último carro do boi veio com as cores vermelha e branco do Ururau da Lapa, uma homenagem a todos os bairros campistas.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2024 17:18:50 Agricultura recebe novos maquinários para dar suporte a produtores de Campos
- 25/11/2024 16:14:14 Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
- 25/11/2024 15:29:02 Formatura dos alunos do Qualifica Jovem e Polo e Guarda Mirim nesta terça-feira
- 25/11/2024 14:52:32 Concurso público: Prefeito abre curso de formação da 8ª turma da Guarda Municipal
- 25/11/2024 13:04:04 Atualização do CadÚnico para famílias de Morro do Coco com BPC bloqueado
Agricultura recebe novos maquinários para dar suporte a produtores de Campos
2511 16h14Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
2511 15h29Formatura dos alunos do Qualifica Jovem e Polo e Guarda Mirim nesta terça-feira
2511 14h52Concurso público: Prefeito abre curso de formação da 8ª turma da Guarda Municipal
2511 13h04Atualização do CadÚnico para famílias de Morro do Coco com BPC bloqueado
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
4Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
5Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação
6Primeiro dia de adesão ao Refis 2024 com grande movimento na Secretaria de Fazenda