Notícia no detalhe
III Semana do Folclore considerada sucesso
As agremiações folclóricas deram um show na avenida e mostraram o quanto a manifestação cultural está viva dentro das comunidades tanto com as danças juninas como o boi pintadinho, patrimônio imaterial da cidade. O evento foi promovido pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima em parceria com a Associação dos Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic) começou na sexta-feira (22) e terminou na noite deste domingo (24).
Para o coordenador artístico da Semana do Folclore, o carnavalesco Milton Cunha, o festa é um caminho de voltas às origens, uma celebração de mitos, ritos e personagens importantes e gente do povo. A tradição folclórica através das quadrilhas e dos bois pintadinhos dá voz às comunidades de como fazer arte popular.
- Se existe um erro acadêmico, sobra o acerto da força artística, da verdade e originalidade. É triunfante, o povo simples de Campos trazer suas agremiações tanto em quadrilha quanto em boi -, parabeniza Milton, destacando a importância da Aboipic e das ligas para o sucesso do evento, que teve como principal ponto positivo, a organização e o cumprimento do regulamento.
- Foi um verdadeiro espetáculo -, disse a presidente da comissão julgadora, a carnavalesca Rosa Magalhães, que pode julgar os bois pintadinhos ao lado de grandes nomes do carnaval carioca como: Alexandre Louzada (carnavalesco da Portela), Raquel Valença (pesquisadora e vice-presidente do Museu da Imagem e do Som), Nilcemar Nogueira (Doutor em Cultura Popular e presidente da Fundação Cartola), Robson Camilo (cantor e diretor do setor de música da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio), Soca (presidente da Mangueira do Amanhã), Rute Alves (primeira porta bandeira da Unidos da Tijuca), Mauro Leite (designer e carnavalesco), Cassio Maravilha (primeiro passista estandarte de ouro da Beija Flor).
Os jurados receberam os cumprimentos da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, em nome da prefeita Rosinha Garotinho.
Surgida entre os escravos, a festividade do Boi Pintadinho, em Campos, venceu as barreiras do gueto social para se formar como tradição, ganhando notoriedade e adesão popular nos anos seguintes à Abolição. A farra experimentou seu auge na década de 1940, quando os grupos cruzavam as ruas e arrastavam pequenas multidões. “Estamos consolidando as manifestações populares com a presença e o apoio de grandes nomes do carnaval do cenário nacional. Os espetáculos apresentados na avenida e o número de crianças mostram a importância do trabalho de resgate da tradição junto às comunidades, pois é deve ser passado para as próximas gerações para que a arte continue viva”, destaca Patrícia.
Escola de Arte - A segunda fase do projeto será voltada para a cultura popular, onde os representantes dos bois pintadinhos, blocos, escolas de samba entre outros poderão se profissionalizar em diversas áreas. “A intenção é capacitar nossos artistas e fomentarmos a cultura dentro dos barracões através da confecção de adereços e materiais necessários para a exibição de um belo espetáculo”, ressalta a presidente.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
- 19/12/2025 14:37:39 Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
1912 16h48CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
1912 16h08Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
1912 15h44Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
1912 14h37Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















