Notícia no detalhe
Campos avalia em MG se vazamento de mineroduto afetará município
Devido a possibilidade das águas do Rio Itabapoana serem afetadas pelo grande volume da polpa de minério - lama de óxido de ferro e óxido de alumínio - que vazou na madrugada de domingo (25) de um mineroduto para o Rio São João, no município de Espera Feliz (MG), o Prefeito Nelson Nahim determinou nesta segunda-feira (26) que autoridades da Defesa Civil e do Meio Ambiente fossem ao local para avaliar o potencial ofensivo e adotar medidas preventivas. O objetivo é amenizar os possíveis danos aos produtores rurais e moradores das áreas urbanas dos distritos cortados pelo rio Itabapoana, ao Norte do município.
Dois litros da água foram trazidos para Campos para análise. No ponto que o mineroduto rompeu, na localidade de São Sebastião, as autoridades de Campos foram recebidos pelo prefeito de Espera Feliz, Aloisio Barbosa, e pelos técnicos representantes da mineradora Samarco, proprietária do mineroduto, que responderam todos questionamentos. Os técnicos da Samarco providenciaram gerador e dragas retroescavadeiras que construíram um bypass (desvio do curso do Rio São João) para que o leito do rio seja escavado e, assim, o duto rompido substituído.
A estimativa das autoridades é de que a mancha chegue a Santo Eduardo e Santa Maria a partir da tarde desta terça-feira (27). Indagado por que houve mortandade de peixes, o engenheiro da Samarco, Carlo Amorim, informou que “foi devido ao grande volume de concentração do minério extra fino diluído em água, na proporção de 70% de minério de ferro para 30% de água”. Sobre a dimensão dos danos causados, somente a partir desta terça-feira as autoridades ambientais mineiras e o Ibama vão se pronunciar.
O secretário de Meio Ambiente, Humberto Nobre, afirmou que a chamada polpa de minério contém uma concentração de óxido de ferro e óxido de alumínio que decantam pelas margens e fundo dos rios, de forma a reduzir gradativamente a concentração dos metais. “E, devido à distância, cerca de 200 km, confiamos que o máximo que chegará a Santo Eduardo e Santa Maria será um pouco da turbidez da água, mas sem riscos para os animais, para a agricultura e, provavelmente, não afetará a captação da água”, disse.
O secretário da Defesa Civil, Marco Soares, acrescentou que está em contato permanente com a empresa Águas do Paraíba. “Colhemos água no local do vazamento para análise e a Águas do Paraíba somente deixará de captar a água caso a análise constar alguma concentração que fuja do padrão estabelecido pelas normas da saúde. Nossa visita ao local é bastante proveitosa, porque em dois anos teremos um mineroduto operando sob o rio Paraíba do Sul, que é até 30 vezes mais largo que o rio São João, e precisamos conhecer na prática os procedimentos adotados', ponderou Marco Soares.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/12/2024 10:17:47 Unidades de urgência e emergência garantem atendimento no Natal e Ano Novo
- 23/12/2024 10:07:19 Divulgado gabarito final do processo seletivo da Educação, após recursos
- 23/12/2024 09:29:07 Município de Campos em ascensão no mapa do Turismo do Brasil
- 23/12/2024 08:58:54 Saúde com esquema de vacinação nas semanas de Natal e Ano Novo em Campos
- 22/12/2024 13:07:31 Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
Unidades de urgência e emergência garantem atendimento no Natal e Ano Novo
2312 10h07Divulgado gabarito final do processo seletivo da Educação, após recursos
2312 09h29Município de Campos em ascensão no mapa do Turismo do Brasil
2312 08h58Saúde com esquema de vacinação nas semanas de Natal e Ano Novo em Campos
2212 09h30Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro