Notícia no detalhe
Encontro pedagógico reúne coordenadores do Mais Educação
Coordenadores do Programa Mais Educação (PME) nas 106 escolas municipais de Campos participaram do primeiro encontro pedagógico de 2014 para discussão das metodologias e execução das atividades. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) nesta quarta-feira (27). Também foram passadas informações sobre duas modalidades dentro da proposta do Mais Educação: a Relação Escola Comunidade e o Mais Cultura.
Segundo a coordenadora geral do PME, em Campos, Maria Eliane Carvalho, foram abordadas questões como a atuação dos monitores, prazos para compras, educação em tempo integral, entre outros. A coordenação elaborou uma apostila com respostas para as 28 perguntas mais frequentes sobre o programa.
— É um momento de integração, em que a equipe está solucionando as dúvidas da coordenação e reforçando o compromisso de trabalho em período integral. Nas escolas que aderiram ao Mais Educação, o tempo integral é uma realidade que deve ser mantida — frisa a coordenadora.
Na Relação Escola Comunidade, ela afirma que 24 unidades fizeram a adesão à modalidade. Algumas iniciaram as atividades. As unidades recebem uma verba à parte para desenvolver atividades durante o fim de semana com a comunidade. “A escola deve oferecer pelo menos quatro atividades com alunos, pais e comunidade em geral”, explica.
Já o Mais Cultura, em que 17 escolas fizeram a adesão, segundo Maria Eliane, está dependendo da consolidação do plano pelo Ministério da Educação (MEC) para início dos trabalhos. Nesta modalidade, também com verba independente, os alunos devem participar de atividades culturais dentro e fora do ambiente escolar.
O PME é uma iniciativa do governo federal desenvolvido pela Smece. Mais de 10 mil alunos são beneficiados pelo programa no contraturno. São dezenas de atividades inseridas nos macrocampos previstos no programa: acompanhamento pedagógico nas diversas disciplinas, comunicação, uso de mídias e cultura digital, cultura, artes e educação patrimonial, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, esporte e lazer, educação em direitos humanos e promoção da saúde.
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