Notícia no detalhe
Merenda escolar: cardápios variados e com qualidade garantida
O programa de merenda escolar da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) tem garantido uma alimentação de qualidade nas 163 escolas, 79 creches e duas entidades da rede, beneficiando aproximadamente 55 mil alunos. Além de colaborar com a formação de hábitos alimentares saudáveis, a merenda servida está inserida no processo de aprendizagem e no combate à evasão escolar. Cada aluno recebe diariamente, em cada turno, duas refeições: uma suplementar – desjejum ou lanche de acordo com o horário – e almoço ou jantar.
Segundo a diretora de Nutrição Escolar da Smece, Maria Elisa Carneiro, o município é totalmente comprometido com a boa execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Parte das unidades está sob responsabilidade direta da prefeitura – 47 creches, 88 escolas e 02 entidades – e as demais 107 unidades estão com o serviço terceirizado”, informa.
Elisa explica que todos os cardápios são elaborados pelas nutricionistas da Diretoria de Nutrição, atendendo as recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do PNAE. A merenda contempla toda a educação básica no município (educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos - EJA).
— Os cardápios são variados e balanceados nutricionalmente, de acordo com os hábitos alimentares da região. Fazemos variações com pelo menos três frutas por semana, legumes, iogurtes, pães, bolos, biscoitos, sucos variados entre outros — diz.
Segundo ela, a compra de frutas e verduras é feita semanalmente, com as quantidades referências de vitaminas e minerais, açúcares e sódio conforme prevê o FNDE. “Esses gêneros são adquiridos através de processo licitatório. Também participamos da Agricultura Familiar”, completa.
As nutricionistas também atuam no planejamento e pedido de compras para as escolas e creches administradas de forma direta pela prefeitura, além de visitas técnicas e de supervisão, inclusive, nas unidades terceirizadas. “Temos, ainda, um atendimento individualizado para os alunos com necessidade nutricional identificada por laudos”, garante.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/05/2025 17:54:18 Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
- 08/05/2025 15:46:55 Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
- 08/05/2025 15:35:46 Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
- 08/05/2025 14:38:46 Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
- 08/05/2025 12:35:07 Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
0805 15h46Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
0805 15h35Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
0805 14h38Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
0805 12h35Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento