Notícia no detalhe
Fórum Municipal de Religiosidade de Matrizes Africanas
A Prefeitura de Campos, através do Programa de Apoio à Igualdade Racial da Secretaria da Família e Assistência Social, realiza nos dia 31 de outubro e 1°de novembro , o I Fórum Municipal de Religiosidade de Matrizes Africanas e Afro-brasileira. “Enfrentamento da Intolerância na Garantia dos Direitos Humanos e Cidadania” é o tema do fórum, que conta com a parceria do Núcleo de Estudos da Exclusão e da Violência (Neev) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy /Ribeiro (Uenf).
Em 2013 a Prefeitura realizou a I Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial no Norte Fluminense, a I Corpir, que culminou com a decisão de elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Campos dos Goytacazes (Plamupir), que está sendo estruturado por uma câmara técnica.
Entre os objetivos do plano municipal está o de prevenir e combater a intolerância religiosa. “Religiões de origens africanas e afro-brasileiras vem sendo discriminadas e até sofrendo ataques a seus adeptos, casas e terreiros. O Estado é laico, mas a Assistência Social reconhece a necessidade de proteção ao direito constitucional de liberdade de culto religioso de cada pessoa, especialmente, as pessoas socialmente vulneráveis, principais alvos de todos os tipos de discriminação. Sabemos que a religião é um instrumento de promoção da dignidade, daí mais uma razão para garantir sua proteção”, diz o secretário Geraldo Venâncio.
Chefe do Programa de Apoio à Igualdade Racial, Gilberto Coutinho, conta que reuniões para discutir o fórum vêm reunindo ministros religiosos e zeladores das casas de terreiros e membros de comunidades de religiões tradicionais, além de pesquisadores da Uenf, todas as segundas-feiras, às 18h30, na Superintendência de Igualdade Racial (antiga Fundação Zumbi dos Palmares).
- Teremos, no fórum quatro painéis interligados, começando com a trajetória histórica e os avanços na construção da identidade da cultura negra, passando pela atuação do Estado na garantia da liberdade religiosa, a educação, os princípios e garantias legais das religiões de matrizes afro-brasileiras. Para se ter uma ideia da importância do fórum, o Neev está mapeando as comunidades de religiões tradicionais e só da Pecuária a Penha, sem contar com Guarus e Baixada, há cerca de 100 casas de santos e terreiros. O plano municipal prevê o reconhecimento e regularização dessas casas – concluiu Coutinho.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 19:24:53 Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
0809 16h32Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira