Notícia no detalhe
Fórum Municipal de Religiosidade de Matrizes Africanas
A Prefeitura de Campos, através do Programa de Apoio à Igualdade Racial da Secretaria da Família e Assistência Social, realiza nos dia 31 de outubro e 1°de novembro , o I Fórum Municipal de Religiosidade de Matrizes Africanas e Afro-brasileira. “Enfrentamento da Intolerância na Garantia dos Direitos Humanos e Cidadania” é o tema do fórum, que conta com a parceria do Núcleo de Estudos da Exclusão e da Violência (Neev) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy /Ribeiro (Uenf).
Em 2013 a Prefeitura realizou a I Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial no Norte Fluminense, a I Corpir, que culminou com a decisão de elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Campos dos Goytacazes (Plamupir), que está sendo estruturado por uma câmara técnica.
Entre os objetivos do plano municipal está o de prevenir e combater a intolerância religiosa. “Religiões de origens africanas e afro-brasileiras vem sendo discriminadas e até sofrendo ataques a seus adeptos, casas e terreiros. O Estado é laico, mas a Assistência Social reconhece a necessidade de proteção ao direito constitucional de liberdade de culto religioso de cada pessoa, especialmente, as pessoas socialmente vulneráveis, principais alvos de todos os tipos de discriminação. Sabemos que a religião é um instrumento de promoção da dignidade, daí mais uma razão para garantir sua proteção”, diz o secretário Geraldo Venâncio.
Chefe do Programa de Apoio à Igualdade Racial, Gilberto Coutinho, conta que reuniões para discutir o fórum vêm reunindo ministros religiosos e zeladores das casas de terreiros e membros de comunidades de religiões tradicionais, além de pesquisadores da Uenf, todas as segundas-feiras, às 18h30, na Superintendência de Igualdade Racial (antiga Fundação Zumbi dos Palmares).
- Teremos, no fórum quatro painéis interligados, começando com a trajetória histórica e os avanços na construção da identidade da cultura negra, passando pela atuação do Estado na garantia da liberdade religiosa, a educação, os princípios e garantias legais das religiões de matrizes afro-brasileiras. Para se ter uma ideia da importância do fórum, o Neev está mapeando as comunidades de religiões tradicionais e só da Pecuária a Penha, sem contar com Guarus e Baixada, há cerca de 100 casas de santos e terreiros. O plano municipal prevê o reconhecimento e regularização dessas casas – concluiu Coutinho.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/04/2026 08:33:40 Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
- 01/04/2026 17:49:52 Estrutura da Feira do Pescado começa a ser montada na Rua das Palmeiras
- 01/04/2026 17:45:20 Imuniza Campos avança e retoma vacinação na UBSF Santa Rosa após cinco anos
- 01/04/2026 17:37:05 Mais 9 aprovados em concurso iniciam atividade na Secretaria de Transparência
- 01/04/2026 12:48:32 Paixão de Cristo volta às ruas com espetáculo nas escadarias da Câmara Municipal
Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
0104 17h49Estrutura da Feira do Pescado começa a ser montada na Rua das Palmeiras
0104 17h45Imuniza Campos avança e retoma vacinação na UBSF Santa Rosa após cinco anos
0104 17h37Mais 9 aprovados em concurso iniciam atividade na Secretaria de Transparência
0104 12h48Paixão de Cristo volta às ruas com espetáculo nas escadarias da Câmara Municipal
Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
2Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
3Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
4Concurso da Educação segue suspenso e não terá prova neste domingo
5Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos
6Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações




















