Notícia no detalhe
Desfiles da Independência em Travessão mobilizam toda a comunidade
A comunidade de Travessão parou neste sábado (30) para assistir aos desfiles cívicos de 12 instituições do distrito pela Independência do Brasil, lembrada em todo o país no dia 7 de Setembro. Alunos de escolas municipais, estaduais e particulares além de grupos da 3ª Idade e da Associação Evangélica de Travessão (Aset) percorreram a avenida central, Antônio Luiz da Silveira, mobilizando cerca de 10 mil espectadores, segundo estimativa da Guarda Civil Municipal.
Para a diretora da Creche Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá, Regiane Almeida Tavares, que abriu os desfiles na avenida, o amor à pátria começa desde cedo. “É desde pequeno que começamos a dar noções de cidadania. Os pais gostam de participar e as crianças são as grandes riquezas, porque representam o futuro”, diz.
A mãe de uma aluna de apenas 1 ano e 7 meses, Adriana de Souza, afirma que adora participar das comemorações pela Independência. “Tenho uma de 8 anos que também está participando. Gosto muito de vir e aplaudir esses alunos”, declara.
Orgulhoso de carregar a bandeira do Brasil pela Escola Municipal Francisco Ricardo Lysandro de Albernaz Santos, o aluno do 4º ano, Carlos Charles dos Santos Araújo, 12 anos, revela que tem muito a comemorar nesta data, também, como cidadão. “Estou muito feliz porque aprendi a fazer muitas coisas lindas. Hoje eu sei ler, sei escrever e posso dizer que tenho grandes vitórias. Sou um rapaz agora”.
A dona de casa, Cláudia Márcia Souza Barreto, também ressalta a importância de comemorar o 7 de Setembro como forma de reforçar o amor dos brasileiros pelo seu país. “Estou aqui para ver a minha filha, porque a incentivo muito nos desfiles. Mas, independente disso, sempre amei desfilar e venho para assistir. É bom ver os símbolos históricos da cidade”, fala satisfeita.
O evento abre o calendário oficial dos 11 desfiles pela Independência, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). O tema central deste ano em Campos é “A multiculturalidade das etnias e manifestações de nossa gente: uma torrente de belezas, riquezas e diversidade”.
Também desfilaram: E. M. João Batista Azeredo; E. M. Guiomar Ramos Paes; E. M. Nossa Senhora da Conceição; Jardim Escola Peter Pan; Centro Educacional Nossos Passos; Ciep 268 Luís Carlos de Lacerda; Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel; e E. M. Albertina Venâncio.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/01/2026 19:35:18 Casa de Cultura Poeta Antônio Silva abre inscrições para cursos artísticos
- 12/01/2026 19:21:39 FCJOL divulga resultado final da seleção de instrutores de oficinas do Verão Farol
- 12/01/2026 19:01:43 Copa Verão de Beach Soccer para crianças movimentou a praia de Farol no domingo
- 12/01/2026 18:14:16 Espaço da Oportunidade com 316 vagas de emprego neste início de semana
- 12/01/2026 17:56:42 Hospital São José se prepara para o feriado de Santo Amaro
Casa de Cultura Poeta Antônio Silva abre inscrições para cursos artísticos
1201 19h21FCJOL divulga resultado final da seleção de instrutores de oficinas do Verão Farol
1201 19h01Copa Verão de Beach Soccer para crianças movimentou a praia de Farol no domingo
1201 18h14Espaço da Oportunidade com 316 vagas de emprego neste início de semana
1201 17h56Hospital São José se prepara para o feriado de Santo Amaro
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas




















