Notícia no detalhe
Saúde promove Prevenção de Acidentes de Trabalho no Centro
Com o objetivo de prevenir e diminuir riscos de doenças e acidentes relacionados ao ambiente de trabalho, o Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past), da Secretaria Municipal de Saúde, lembrou, nesta terça-feira (27), o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, com ação no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro.
Desde as 9h de hoje, equipes oferecem orientação à população sobre as diferentes doenças ocupacionais. A ação prossegue até às 16h. O evento visa, ainda, promover uma reflexão sobre a responsabilidade das empresas e de seus funcionários em adotar medidas simples para prevenção de acidentes. “O movimento de hoje está trazendo muitas vítimas de acidentes de trabalho, que vieram buscar ajuda e estão impressionadas com o atendimento que damos. Na maioria das vezes, os acidentes de trabalho são evitáveis e previsíveis”, disse a coordenadora do Past, Mara Carvalho.
As principais causas desse tipo de acidente, segundo Mara, são as condições inseguras, físicas ou mecânicas, existentes no local do trabalho, na máquina ou no equipamento, como piso escorregadio, fios descascados e iluminação deficiente. Outras causas são o não uso de equipamentos de segurança, conversar durante o serviço, fadiga e desatenção.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, afirmou que em abril deste ano, 288 acidentes do trabalho foram registrados em Campos e 178 acidentes em maio. Em junho, o número subiu para 221. “O Past oferece tratamento com equipe multidisciplinar, composta de médicos e enfermeiros do trabalho, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, advogado, técnicos de segurança do trabalho e engenheiro”, disse. O programa funciona na Rua Siqueira Campos, 108, Centro, ao lado do Automóvel Clube.
O artista plástico e dentista, Eduardo Tasso Alvarenga, julga importante a ação, pois muitas pessoas não buscam informações ou não lêem jornais. “A informação precisa ir onde o povo está. Eu fiz ginástica por muito tempo para evitar esse tipo de doença por ocasião das minhas profissões e preciso voltar a praticar”, ponderou. A aposentada Maria Lúcia Passos, 67 anos, também gostou de conhecer os projetos do Past. “O atendimento oferecido lá é bem amplo. Já parei de trabalhar, mas vou passar o que aprendi aqui hoje para meus filhos e vizinhos”, garantiu.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore