Notícia no detalhe
Conferência de Cultura: “Qual a cultura que quremos?”
A Prefeitura de Campos realiza nos dias 26 e 27, a IV Conferência Municipal de Cultura. Nesta quarta edição, a conferência, promovida Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, a Superintendência de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural e pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), tem o tema geral “Qual a cultura que queremos?”, orientando os três eixos temáticos: Sociedade e Cultura, Políticas Públicas de Cultura e Identidade Cultural e Patrimonial.
O evento acontece no Museu Histórico de Campos, onde interessados em participar da conferência já podem se inscrever. Para participar como ouvinte, basta ter idade mínima de 15 anos e fazer o credenciamento pelo e-mail culturacamposrj@gmail.com. Grupos artísticos e culturais, instituições, movimentos socioculturais e colegiados de segmentos ligados à cultura podem indicar, por ofício, seus delegados (inscrição também pode ser online).
Pré-conferência - Reunião preliminar com moderadores e expositores das câmaras temáticas, para apresentação de demandas e composição do diagnóstico e diretrizes do Plano Municipal de Cultura, está marcada para dia 20, de 9h às 12h, no Museu Histórico.
O superintendente de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural e presidente do Concultura, Orávio de Campos, salienta que a conferência é realizada de dois em dois anos, com a eleição do Conselho Municipal de Cultura constando da programação, sendo, por isso, importante a participação do maior número possível de instituições com representatividade no evento. “Somos a única cidade da região a possuir conselho, conferência, preservação do patrimônio histórico e cultural, fundo e edital de cultura, e já aderimos ao Sistema Nacional de Cultura. Só falta o Plano Municipal de Cultura, que vamos elaborar, agora”, disse o superintendente.
Orávio fala da importância de Campos no cenário cultural: “Campos é um dos maiores centros de produção cultural do Estado e mantivemos o status de capital intelectual do interior do Rio de Janeiro. Nosso sistema avançou consideravelmente e vai avançar ainda mais. Como exemplo desse avanço, hoje temos o Congresso de Dança, que, em sua quarta edição, no ano passado, passou a abrigar o Concurso Internacional de Dança, evento que hoje integra o calendário cultural do país e de alguns grupos e bailarinos internacionais”, concluiu.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/05/2025 17:54:18 Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
- 08/05/2025 15:46:55 Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
- 08/05/2025 15:35:46 Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
- 08/05/2025 14:38:46 Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
- 08/05/2025 12:35:07 Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
0805 15h46Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
0805 15h35Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
0805 14h38Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
0805 12h35Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento