Notícia no detalhe
Procon participa da 2ª Semana Brasil Consumo Seguro e Saúde
A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos), representada pelo diretor de educação e pesquisas, Paulo Martins, participou da 2ª Semana Brasil de Consumo, Seguro e Saúde, que foi realizada em Brasília. Foi destaque no evento, o 3º Seminário Internacional Consumo, Seguro e Saúde, que contou com presenças de diversas autoridades internacionais, do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; do Ministro junto a OEA, Breno Costa; da secretária da Senacon, Juliana Pereira; do professor Ricardo Morishita e de Nelson Néry Júnior.
Durante a semana foram debatidos os vários casos de acidentes de consumo, que causaram grande comoção à sociedade brasileira. A secretária Juliana Pereira destacou o trabalho em conjunto, realizado pelos membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e os órgãos fiscalizadores, como a Anvisa e o Inmetro. Foi apresentado um guia de orientações, que será disponibilizado em breve à sociedade.
O guia trata dos seguintes temas: Orientar e esclarecer o mercado sobre regras e procedimentos para realização de recall; Ampliar a efetividade e a qualidade das campanhas de recall; Incentivas as boas práticas para segurança dos produtos e serviços; e Prevenir a ocorrência de acidentes de consumo.
A secretária da Senacon, Juliana Pereira, informou ainda sobre as medidas legais adotadas nos últimos anos, para prevenir esses acidentes, destacando as portarias 487, de 15 de março de 2012 e 3.082, de 25 de setembro de 2013, que cuidam da informação sobre segurança nos estabelecimentos de cultura, lazer e entretenimento. Além disso, foi criado em parceria om o Ministério da Saúde, por força de lei, o Sistema de Informações de Acidentes de Consumo (SIAC), que integrará todas as informações sobre esses acidentes em nível nacional.
Em novembro a Rede de Consumo, Seguro e Saúde estará novamente reunida em Brasília, para finalizar os estudos e adotar novas medidas administrativas, voltadas a acabar de vez com esses tipos de acidentes, com trabalho constante em educação e repressão.
De acordo com a secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares, o órgão municipal de defesa do consumidor está apto ao trabalho e disposto a adotar medidas firmes para reprimir e punir os infratores. “Não devemos nos descuidar quando tratamos da saúde e da segurança de nossos cidadãos. Vamos continuar com nosso trabalho educativo, mas, também iremos autuar os fornecedores que não se adequarem às novas normas”, destaca Rosangela.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/05/2025 17:54:18 Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
- 08/05/2025 15:46:55 Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
- 08/05/2025 15:35:46 Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
- 08/05/2025 14:38:46 Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
- 08/05/2025 12:35:07 Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
0805 15h46Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
0805 15h35Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
0805 14h38Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
0805 12h35Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento