Notícia no detalhe
FMIJ realiza capacitação para os 500 Jovens pela Paz
A Fundação Municipal da Infância e da Juventude está promovendo uma série de capacitações para os 500 alunos do projeto Jovens pela Paz. São treinamentos com representantes e técnicos de outras secretarias municipais, a fim de orientar os jovens sobre os serviços socioasssistenciais disponibilizados pela rede do município.
Nesta segunda-feira (8), pela manhã e à tarde, os alunos estão tirando dúvidas sobre saúde pública com o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Charbell Kury. A capacitação está sendo realizada no Teatro de Bolso Procópio Ferreira.
Diversos temas estão sendo abordados, como câncer, tabagismo e alcoolismo. Entre os alunos, Tamires Barcelos dos Santos, 16 anos, do 1º ano do Ensino Médio do Liceu de Humanidades, informada sobre a importância da mamografia, quis saber sobre o acompanhamento ofertado a mulheres, que, pela retirada da mama, passam a sofrer de depressão.
- É importante saber como ajudar as mulheres a recuperarem a autoestima. Acho esse treinamento, especialmente na área de saúde, muito interessante. A gente sempre conhece alguém que tem problema e, agora, conhecendo quais serviços que são ofertados de graça pela prefeitura, vamos poder repassar essas informações às pessoas de nossas comunidades – disse a Jovem pela Paz da comunidade do Parque Prazeres.
Charbell elogiou a iniciativa. “Parabenizo a Fundação da Infância e da Juventude por esta estratégia, para capacitar excelentes alunos, jovens que atuarão como agentes sociais e também como agentes de saúde. Ao cuidarem de sua própria saúde, eles serão os primeiros a dar exemplo, e tendo noção do ciclo de serviços da rede de Campos, eles se tornam disseminadores de educação em saúde, ajudando a melhorar a qualidade de vida em seus bairros”, disse o diretor de Vigilância em Saúde.
O presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, informou que os alunos vão interagir com técnicos de diferentes áreas da rede municipal, como Educação, Trabalho e Renda, Esporte, Cultura, Assistência Social.
- Conhecendo a rede de serviços e entendendo o que é ofertado, eles poderão orientar e conscientizar os moradores de seus territórios. Hoje, por exemplo, eles souberam que pessoas com problemas de alcoolismo podem ser encaminhadas para o Caps Ad, que tem uma equipe que vai até a casa de pessoas acamadas para vacinar – disse Thiago.
Ele acrescentou que esses jovens convivem com problemas comuns em seus territórios, como gravidez precoce e tabagismo. “Muita gente precisa de tratamento e não sabe onde procurar. Agora, esses jovens levarão essas informações, poderão indicar o caminho para a obtenção dos serviços e conscientizar sobre a importância da prevenção”, ressaltou o presidente da FMIJ.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/07/2025 20:38:21 Reunião emergencial debate fim de cofinanciamento estadual à Saúde
- 02/07/2025 17:33:03 IMTT realiza instalação de semáforo em importante cruzamento no Jóquei
- 02/07/2025 14:57:14 Agricultura, em parceria com Defensoria, faz agenda para atendimento em quilombos
- 02/07/2025 11:17:53 Escritório Social cria projeto de qualificação oara egressos do sistema prisional
- 02/07/2025 10:15:20 “Operação Caça Fio” atuou na Avenida São Fidélis
Reunião emergencial debate fim de cofinanciamento estadual à Saúde
0207 17h33IMTT realiza instalação de semáforo em importante cruzamento no Jóquei
0207 14h57Agricultura, em parceria com Defensoria, faz agenda para atendimento em quilombos
0207 11h17Escritório Social cria projeto de qualificação oara egressos do sistema prisional
0207 10h15“Operação Caça Fio” atuou na Avenida São Fidélis
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Prefeitura convoca profissionais aprovados no concurso do PSF de 2008
3Edital para o programa Criança Feliz é publicado
4Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
5Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça
6Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi