Notícia no detalhe
FMIJ realiza capacitação para os 500 Jovens pela Paz
A Fundação Municipal da Infância e da Juventude está promovendo uma série de capacitações para os 500 alunos do projeto Jovens pela Paz. São treinamentos com representantes e técnicos de outras secretarias municipais, a fim de orientar os jovens sobre os serviços socioasssistenciais disponibilizados pela rede do município.
Nesta segunda-feira (8), pela manhã e à tarde, os alunos estão tirando dúvidas sobre saúde pública com o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Charbell Kury. A capacitação está sendo realizada no Teatro de Bolso Procópio Ferreira.
Diversos temas estão sendo abordados, como câncer, tabagismo e alcoolismo. Entre os alunos, Tamires Barcelos dos Santos, 16 anos, do 1º ano do Ensino Médio do Liceu de Humanidades, informada sobre a importância da mamografia, quis saber sobre o acompanhamento ofertado a mulheres, que, pela retirada da mama, passam a sofrer de depressão.
- É importante saber como ajudar as mulheres a recuperarem a autoestima. Acho esse treinamento, especialmente na área de saúde, muito interessante. A gente sempre conhece alguém que tem problema e, agora, conhecendo quais serviços que são ofertados de graça pela prefeitura, vamos poder repassar essas informações às pessoas de nossas comunidades – disse a Jovem pela Paz da comunidade do Parque Prazeres.
Charbell elogiou a iniciativa. “Parabenizo a Fundação da Infância e da Juventude por esta estratégia, para capacitar excelentes alunos, jovens que atuarão como agentes sociais e também como agentes de saúde. Ao cuidarem de sua própria saúde, eles serão os primeiros a dar exemplo, e tendo noção do ciclo de serviços da rede de Campos, eles se tornam disseminadores de educação em saúde, ajudando a melhorar a qualidade de vida em seus bairros”, disse o diretor de Vigilância em Saúde.
O presidente da FMIJ, Thiago Ferrugem, informou que os alunos vão interagir com técnicos de diferentes áreas da rede municipal, como Educação, Trabalho e Renda, Esporte, Cultura, Assistência Social.
- Conhecendo a rede de serviços e entendendo o que é ofertado, eles poderão orientar e conscientizar os moradores de seus territórios. Hoje, por exemplo, eles souberam que pessoas com problemas de alcoolismo podem ser encaminhadas para o Caps Ad, que tem uma equipe que vai até a casa de pessoas acamadas para vacinar – disse Thiago.
Ele acrescentou que esses jovens convivem com problemas comuns em seus territórios, como gravidez precoce e tabagismo. “Muita gente precisa de tratamento e não sabe onde procurar. Agora, esses jovens levarão essas informações, poderão indicar o caminho para a obtenção dos serviços e conscientizar sobre a importância da prevenção”, ressaltou o presidente da FMIJ.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 19:14:53 Prefeito anuncia PLs de concurso e plano de carreira para auxiliares de secretaria
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeito anuncia PLs de concurso e plano de carreira para auxiliares de secretaria
0809 16h32Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
6Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda