Notícia no detalhe
Palhaço anima café dos idosos no Cras Esplanada
A Secretaria da Família e Assistência Social continua com ações diversificadas nos 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) pelo Mês do Idoso. De palestras sobre saúde e direitos dos que têm 60 anos de idade ou mais, a cafés da manhã dançantes, passeios e animação cultural, há todo tipo de homenagem para destacar a importância da participação dos idosos na sociedade.
Animador cultural há 15 anos, Carlos Henrique Genásio virou o Palhaço Tampinha nesta terça-feira (9), para voluntariamente animar o café da manhã dos idosos no Cras do Esplanada. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da unidade conta com 25 pessoas da terceira idade, que, conforme a orientadora social do grupo, Maria Ângela Barbosa, não perdem um encontro.
- Em nossas reuniões, falamos sobre direitos dos idosos, trabalhamos a autoestima, as formas de fortalecer o vínculo e participação do idoso na família, a produtividade deles através de oficinas de artesanato. Coisas simples podem fazer a diferença, como atualizar essas pessoas com a tecnologia. Um exemplo é como eles descobriram as facilidades do uso de um celular, a praticidade de se comunicar por mensagens. Todos querem estar bem informados – destacou a orientadora.
Elzete, 61 anos, e Lizete Costa, 73 anos, são irmãs e moram próximas uma da outra, no Esplanada. Elas fazem questão de participar de todas as ações, juntas.
- Esta convivência com outras pessoas de nossa geração e de outras idades, é muito boa, mexe com a mente da gente, nos deixando mais alegres e fazendo a gente esquecer um pouco os problemas - disse a irmã mais nova.
Outra usuária que se divertiu com os truques de Tampinha foi Célia Aguiar, 66 anos. “No circo, sempre gostei mais dos palhaços”, contou.
Diminuir a distância entre a população e a instituição da Guarda Municipal é um dos objetivos do comandante Wellington Levino, que participou a ação no Cras. “Sou do bairro, minha sogra participa do grupo do Cras e acho importante acompanhar de perto estas atividades e homenagens, porque a tendência natural é que todos sejamos idosos um dia e, como todos somos munícipes, cidadãos, é muito boa esta interação”, destacou.
Mais ações – Nesta terça-feira, teve roda de conversa, reunião entre grupos de idosos de diferentes Cras e mais homenagens aos idosos nos Cras Goitacazes, Penha, Chatuba e Custodópolis. A programação continua nesta quarta-feira (10), com passeio ecológico e manhã de beleza, entre outras ações.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/09/2025 15:16:45 Edição do projeto Vem pro Jardim deste domingo é cancelada
- 13/09/2025 12:15:52 Social + Perto 3 anos: Evento com atendimentos dos CRAS e muitos serviços
- 13/09/2025 11:50:00 Bariátrica: Primeira semana de triagem registra mais de 200 pacientes
- 13/09/2025 09:51:41 “Operação Tapa Buracos” realiza serviços no Flamboyant e área central da cidade
- 13/09/2025 09:38:33 “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Edição do projeto Vem pro Jardim deste domingo é cancelada
1309 08h59Setembro Vermelho: Saúde alerta para a relação entre saúde bucal e o coração
1309 09h10Educação divulga vencedores do Festival Curta Campos na Escola
1309 09h38“Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
1309 11h50Bariátrica: Primeira semana de triagem registra mais de 200 pacientes
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles