Notícia no detalhe
Campos no Fórum Global sobre doenças meningocócicas
A Secretaria de Saúde de Campos participou de mais um evento de reconhecimento mundial. Trata-se do Fórum Global de especialistas: Transformando o panorama das doenças meningocócicas no Brasil. A Secretaria foi representada pelo diretor de Vigilância Epidemiológica, o infectologista Charbell Kury.
O evento, que contou com 50 especialistas em vacinas das Américas e da Europa, aconteceu nesta quarta-feira (10), no Hotel Royal Tulip, em São Conrado, Rio de Janeiro, durante a Jornada Nacional de Imunizações da Sociedade Brasileira de Imunizações. Os debates abordaram a importância de se pensar na introdução de novas vacinas contra a meningite meningocócica no Brasil.
- Apesar da introdução da vacina contra o Meningococo C, em 2010, ter reduzido a incidência da doença meningocócica por este sorogrupo, a redução foi menor do que se esperava em menores de 2 anos de idade, e isso permitiu o avanço do Meningococo B no país. Além disso, houve deslocamento da ocorrência de meningites para idades maiores não vacinadas - explicou Charbell Kury.
A proposta do evento era ainda, apresentar aos especialistas a vacina 4CMenB, super avançada, que protege contra os sorogrupos B, Y, W e também contra o sorogrupo C nos adolescentes, e está na vanguarda da imunização mundial. "Essa vacina já foi até iniciada na Europa, mas no Brasil está sendo licenciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É possível que no futuro o governo brasileiro adote esta vacina", concluiu o diretor.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:05:45 Exposição no Palácio da Cultura nesta quinta-feira celebra os 191 anos de Campos
- 23/03/2026 14:38:37 Seduct recebe primeiros kits com material destinado às escolas da rede municipal
- 23/03/2026 11:02:04 Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do CadÚnico na UFF nesta terça
- 23/03/2026 10:21:42 Novo microscópio oftalmológico amplia precisão e eficiência em cirurgias no HFM
Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h05Exposição no Palácio da Cultura nesta quinta-feira celebra os 191 anos de Campos
2303 14h38Seduct recebe primeiros kits com material destinado às escolas da rede municipal
2303 11h02Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do CadÚnico na UFF nesta terça
2303 10h21Novo microscópio oftalmológico amplia precisão e eficiência em cirurgias no HFM
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















