Notícia no detalhe
Orientadores de estudo do Pnaic preparam oficinas para este sábado
Orientadores de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) têm se reunido nos últimos 15 dias para montar as oficinas que serão desenvolvidas com os 460 professores alfabetizadores, durante mais um treinamento, neste sábado (13), na Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Eles vão trabalhar a quinta unidade do programa sobre “Geometria” como parte da vida de cada um.
São 26 orientadores com a missão de reconstruir a visão matemática em cada professor participante. “A geometria já faz parte da vida de um bebê quando começa a subir em coisas para apanhar objetos mais distantes. Na realidade, ela existe antes de serem construídos os números. É ela quem dá as noções de direção e percepção de mundo. Está inserida no dia a dia de todos nós”, define a orientadora Eleonora Aguiar.
Para a orientadora Carmem Helena Viana, é preciso ressignificar os conhecimentos até então aplicados. “Em vez de realizar um trabalho linear, iniciando pelo ponto, depois a reta, seguido pelos sólidos, fazemos o oposto. Aliás, o primeiro contado das crianças é com o sólido”, diz.
Uma das coordenadoras do Pnaic em Campos, Nize Pedra, destaca o empenho das orientadoras em elaborar as oficinas para cada encontro. “Tudo o que acontece nos encontros com os professores é resultado de muito trabalho por parte da equipe. São vários dias de mobilização”, elogia, lembrando que entre as ferramentas utilizadas estão os jogos, filmes, músicas e teatro.
O programa é uma proposta do governo federal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). Nize lembra que o principal objetivo dos encontros é buscar a ressignificação matemática para as salas de aula, como uma disciplina que faça sentido na vida das crianças.
Neste ano de 2014, a disciplina de Matemática foi lançada como proposta de trabalho pelo Pnaic, dividindo oito unidades. Outras três unidades serão desenvolvidas até o fim do ano, com encontros sempre na Universo. Além de professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano, o Pnaic reúne os profissionais do Programa Municipal de Correção de Fluxo.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 11:17:49 Campos obtém redução no índice de pobreza
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Campos obtém redução no índice de pobreza
1009 09h36Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira