Notícia no detalhe
Obras da prefeitura e privadas aquecem mercado da construção civil
Pelo menos, 13.700 trabalhadores estão atuando nas mais de 300 obras em andamento em diversos pontos de Campos, sejam públicas ou privadas. Somente da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Infraestrutura informou que são em torno de 140. O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Campos, Norte e Noroeste Fluminense disse que tem cadastrada outras 163 obras, e que, na área da Pelinca, 28 prédios residenciais ou comerciais estão em construção.
Segundo a Secretaria de Obras, dois mil trabalhadores ou mais estão empregados nas obras da prefeitura. Os outros 11.700 nas da iniciativa privada ou públicas. O aquecimento do setor vem dos investimentos da Prefeitura e de obras como as do Porto do Açu, em São João da Barra e do Complexo Logístico Farol/Barra do Furado, entre Campos e Quissamã, investimento que envolve prefeitura, Estado, União e iniciativa privada.
- Nos últimos quatro anos, o setor tem apresentado uma curva ascendente e a tendência para os próximos três anos é que haja um crescimento ainda maior -, prevê o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, José Carlos da Silva Eulálio. Mas o próprio sindicalista admite que esses números podem ser ainda maiores, pois há obras que ainda não estão cadastradas no sindicato.
A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, constantemente, tem oferecido cursos para formação de mão de obra voltada ao mercado da construção civil uma vez que, mesmo em franca expansão, a demanda é baixa. “Recentemente, abrimos três turmas para pedreiros”, disse a titular da pasta, Joilza Abreu. Segundo o presidente do Sindicato da categoria, uns dos problemas do setor atualmente são os poucos trabalhadores disponíveis para a grande demanda de trabalho.
Últimas Notícias adicionadas
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira