Notícia no detalhe
Aulas mais dinâmicas com as lousas digitais
A possibilidade de girar um globo terrestre em imagem 3D, assim como recorrer a pesquisas complementares durante as aulas são alguns dos recursos capazes de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem na rede municipal de ensino, em Campos, após a instalação das lousas digitais interativas. Na Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva, no IPS, os professores e alunos estão encantados com a novidade tecnológica.
Segundo a aluna Sarah Soares Pereira Pontes, 8 anos, matriculada no 3º ano do Ensino Fundamental, agora está muito mais fácil participar das aulas. “Estou achando muito legal, porque a tia sempre passa filme, jogos com continhas e outras coisas que a gente aprende mais”, afirma.
Para a professora de uma turma de correção de fluxo, Débora Alecrim, o equipamento permite maior interação em todas as disciplinas, inclusive é uma forte ferramenta no processo de alfabetização. “Com certeza estamos tendo um melhor desempenho dos alunos. É excelente a interatividade”, declara.
A diretora da escola, Ana Paula Bernardes e sua vice, Marilene Nogueira, afirmam que a adaptação está sendo muito boa, com os colegas se ajudando. Durante os trabalhos no projeto da Copa, por exemplo, os professores fizeram a identificação dos países participantes. “É impressionante como as aulas ficaram inseridas no que há de mais moderno”, comemora Marilene.
Meta - Esta realidade já está presente em 14 escolas onde foram implantadas 149 lousas digitais interativas no primeiro semestre. Outras 251 estão sendo instaladas em mais 26 escolas e no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smece), totalizando 400 na rede até o final do ano. De acordo com a Gerência de Infraestrutura da Smece, os equipamentos são de última geração e poucos lugares no país dispõem deste recurso.
A proposta da Prefeitura de Campos, com este projeto, é melhorar ainda mais a educação pública e auxiliar os alunos no mundo digitalizado, despertando maior interesse nas aulas. Cada equipamento, também chamado de “Desk Board”, funciona ligado à energia elétrica, com o auxílio de um computador e um projetor.
As lousas são mais uma ferramenta para o professor, que continua com a opção de utilizar o quadro convencional. Além de acesso imediato à Internet, o novo equipamento serve para salvar projetos de aula, imprimir conteúdos, entre outros recursos dos computadores modernos.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
0909 18h41Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira