Notícia no detalhe
III Seminário sobre Intolerância Religiosa realizado na Uenf
O Programa de Apoio à Igualdade Racial (PAIR), da Secretaria da Família e Assistência de Campos, e o Núcleo de Estudos da Exclusão e da Violência (NEEV), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), realizaram, na noite desta terça-feira (16), o III Seminário sobre Intolerância Religiosa “As universidades e as religiões brasileiras: experiências e interlocuções”. Conforme a coordenadora do NEEV, o primeiro tema debatido explica o objetivo do seminário: “As religiões afro-brasileiras em Campos dos Goytacazes: preservar, dar visibilidade e combater a discriminação”.
A mesa redonda foi composta pelo chefe do PAIR, Gilberto Coutinho, que atuou como mediador; pela coordenadora do NEEV, Lana Lage; o coordenador e a pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana, da Universidade Estadual de Santa Cruz-Bahia (UESC-BA), Flávio Gonçalves dos Santos e Laila Brichta. O evento, direcionado a zeladores de casas de santo, adeptos e ministros religiosos, foi uma mobilização para I Fórum Municipal de Religiosidade de Matrizes Africanas e Afro-brasileiras, que terá como tema “Enfrentamento da intolerância na garantia dos direitos humanos e cidadania” e acontecerá nos dias 31 de outubro e 1° de novembro deste ano.
Lage explicou que, através de pesquisa do NEEV sobre intolerância e discriminação religiosa, foi verificado que praticantes de religiões afro-brasileiras são comumente vítimas de atos discriminatórios que chegam à violência física. “Casas de santo são depredadas e que essas religiões são demonizadas. As religiões afro-brasileiras fazem parte de nossa cultura; por uma sanção presidencial de 2009, passaram a ser consideradas como patrimônio imaterial do Brasil e a Constituição Federal garante a liberdade de cultos religiosos. Assim, levantamos esse debate, porque essas religiões devem ser preservadas e respeitadas”.
A mobilização busca unir universidade, representantes das religiões afro-brasileiras de Campos e governo municipal na criação de políticas públicas para o reconhecimento e proteção dessas religiões, segundo informou Gilberto Coutinho. Os pesquisadores da UESC palestraram sobre “Interlocução entre comunidades indígenas e afro-brasileiras, a produção acadêmica da UESC e as escolas de Ensino Médio e Fundamental” e “Economia e Cultura do Candomblé na Bahia. O comércio de objetos litúrgicos afro-brasileiros”.
Entre os ministros religiosos participantes do seminário, Jorginho de Ogum elogiou a iniciativa. “Precisamos, para Campos, medidas para defender a umbanda, o candomblé. Não temos, em Campos, uma federação decente e é importante pensar, junto com babalorixás e ialorixás, uma política que nos defenda. Essas religiões defendem a bandeira da caridade, do uso de ervas medicinais e, se as pessoas se interessarem, verão que há muito a aprender com as religiões afro-brasileiras”, declarou.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
- 19/12/2025 14:37:39 Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
1912 16h48CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
1912 16h08Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
1912 15h44Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
1912 14h37Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez




















