“Hoje se concretiza um sonho antigo, que é a conclusão da primeira via perimetral de Campos, um projeto esperado por várias gerações e que devido à complexidade e os custos para sua construção, foi feito por etapas. Concluímos o segundo trecho e iniciamos e concluímos o terceiro, concretizando este projeto, que foi um antigo sonho, realizado agora”. A afirmação foi feita pela prefeita Rosinha Garotinho, que na manhã desta quarta-feira (24) inaugurou o terceiro e último trecho da Avenida Arthur Bernardes.
A prefeita ressaltou que a primeira perimetral será muito útil para a população, porque contribuirá para melhorar a mobilidade urbana entre vários bairros, além de fazer a ligação da BR-101 com a BR-356, num trecho com o total de seis faixas e ciclovia em extensão de quase 8 quilômetros.
O secretário de Obras, Urbanismo e Infraestrura, Edilson Peixoto, destacou na solenidade que a via duplicada, com ciclovia ao Centro, tem cerca de 8 quilômetros de extensão e que liga vários bairros do setor Sul ao setor Leste da cidade, além de ligar a BR1-101 com a BR-356. “A perimetral é importante para retirar o tráfego pesado e intenso dos caminhões que transitam pela Avenida 28 de Março com cargas para o Porto do Açu e para o Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado”, disse.
Em todo o novo trecho foi feito o tratamento paisagístico, com plantio de coqueiros adultos nas margens da via e grama nas faixas marginais de segurança da ciclovia, que segue pelo canteiro central, desde a Avenida 28 de Março até à rotatória da Avenida Alberto Lamego, em frente à Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), de onde os motoristas podem acessar os bairros do setor leste, como Jóquei Clube e Novo Jóquei, e à BR-356, que liga Campos ao Porto do Açu e a São João da Barra.
- Nossa cidade está crescendo muito e cada vez mais pessoas de outras regiões do Brasil e de outros países vêm trabalhar e morar em nossa cidade. Temos em Campos seis hotéis em construção, sem contar os que já foram entregues. Estamos buscando melhorar a infraestrutura para preparar a cidade e o interior para o desenvolvimento – pontuou Rosinha.
A prefeita lembrou que várias estradas do interior foram reestruturadas, como na Baixada Campista, onde, inclusive foram construídas pontes mais resistentes para o pesado tráfego de carretas que movimentam cargas para o Porto do Açu e brevemente, de cargas de empresas que começam a se instalar no litoral por causa do porto e do Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado.
- Na cidade, criamos novos corredores para melhorar o trânsito, como a via expressa José Carlos Pereira Pinto e a Avenida Nazário Pereira Gomes. Entre o final da Avenida 28 de Março e o distrito de Goitacazes, estamos concluindo a duplicação da RJ-216 (Campos-Farol), mais duas avenidas marginais, para facilitar a vida dos moradores dos bairros Imperial, Tropical e Varandas do Visconde. Entre Donana e Goitacazes, estamos terminando a construção de uma nova via expressa, com três faixas em mão única, que vai beneficiar moradores de Goitacazes e dos distritos da Baixada, porque vai ligar a região da Usina Coagro e Hospital São José à rotatória que faz a ligação da via duplicada com a Rodovia dos Ceramistas - enumerou a prefeita Rosinha Garotinho.