Notícia no detalhe
MPT na Escola conscientiza contra trabalho infantil
As 10 escolas municipais atuantes no projeto piloto “MPT na Escola”, de conscientização contra o trabalho infantil, realizaram uma culminância das atividades desenvolvidas com os seus alunos dentro das unidades, durante encontro no ginásio da Fundação Municipal de Esportes, nesta quinta-feira (25). O projeto foi proposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em maio deste ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).
Animadores culturais, professores, orientadores pedagógicos, assistentes sociais e monitores do Programa Mais Educação (PME) realizaram várias atividades interdisciplinares, utilizando cartilhas oferecidas pelo MPT, vídeos, slides e fazendo palestras com a comunidade. Para a culminância, os alunos realizaram esquetes, danças, músicas, paródias e poemas.
As alunas Mirian Gomes Onorato, 13 anos, e Lorena Almeira Oliveira, 12, ambas matriculadas no 5º ano escolar, no Ciep Maestro Villa Lobos, no Parque São José, garantem que aprenderam a lição, de que lugar de criança é na escola. “Além de estudar no Ciep, faço curso de informática. Mas vejo muitas outras crianças trabalhando pelas ruas”, conta Mirian.
A diretora do Ciep, professora Sônia Patrícia Rabelo Cortes, afirma que o projeto representa um grande passo para a conscientização das pessoas, mas acredita que o resultado só será notado em longo prazo, a partir de outras ações efetivas. “Na minha escola, são frequentes os casos de crianças que trabalham nas ruas e em casa, ajudando os pais com irmãos menores. Agora, eles sabem que não é o correto”, diz.
Segundo o coordenador do projeto, professor Leonardo Faé, treinado pelo MPT, a temática “Trabalho Infantil ou Educação? Uma bagagem para a vida toda” vai continuar sendo trabalhada nas escolas da rede.
— Antes de gerar essas atividades artísticas apresentadas pelas crianças, o tema foi trabalhado com eles no ambiente escolar. Esse é um grande ensaio para a culminância regional que acontece no mês que vem. Mas a temática continuará fazendo parte dos trabalhos interdisciplinares nas escolas — garante.
Também participaram as escolas municipais: Francisco Ribeiro Siqueira; Maria Lúcia; Sebastião Ribeiro de Deus; Doutor Luiz Sobral; Frederico Paes Barbosa; Olavo Saldanha; Getúlio Vargas; Pequeno Jornaleiro; e Ciep Pedro Álvares Cabral.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2025 09:23:38 Verão 2025: Júlio Souza se apresentará neste sábado em Lagoa de Cima
- 10/01/2025 09:05:20 Fiscais da Vigilância Sanitária atuam durante o trajeto a Santo Amaro
- 10/01/2025 08:35:43 Prefeitura recupera estrada litorânea entre Lagamar e Barra do Furado
- 10/01/2025 08:26:26 Farol: Jeito Moleque se apresentará neste sábado na Arena de Shows
- 09/01/2025 19:09:27 Defesa Civil segue em alerta e atendendo localidades atingidas pelas chuvas
Verão 2025: Júlio Souza se apresentará neste sábado em Lagoa de Cima
1001 09h05Fiscais da Vigilância Sanitária atuam durante o trajeto a Santo Amaro
1001 08h35Prefeitura recupera estrada litorânea entre Lagamar e Barra do Furado
1001 08h26Farol: Jeito Moleque se apresentará neste sábado na Arena de Shows
0901 19h09Defesa Civil segue em alerta e atendendo localidades atingidas pelas chuvas
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira