Notícia no detalhe
FMS promove treinamento para remoção de pacientes
Com o objetivo de promover maior segurança no transporte de pacientes graves e atualizar os profissionais de suas equipes, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está promovendo treinamentos para remoção de pacientes em UTI Móvel em suas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs).
Profissionais de medicina e enfermagem das Unidades Pré-Hospitalares de Farol de São Tomé, Santo Eduardo, Ururaí e Saldanha Marinho já passaram pela atualização, promovida pela coordenadora de Treinamento do Consórcio Aliança, que presta serviços de Engenharia Clínica para a FMS, Simone Temporão.
Na próxima semana será a vez dos profissionais da UPH de Guarus passarem pelo treinamento em remoção de pacientes, agendado para os dias 20, 21 e 22 de outubro. Os treinamentos nas UPHs de Travessão e São José serão realizados de 27 a 29 de outubro e de 3 a 5 de novembro, respectivamente.
Durante o treinamento, com a simulação de remoção de paciente utilizando um boneco manequim Simula Care, os profissionais recebem orientações quanto ao uso dos equipamentos de suporte à vida: desfibrilador, ventilador pulmonar e monitor multiparamétrico, que informa os sinais vitais do paciente e sua estabilidade hemodinâmica.
De acordo com Simone Temporão, o transporte de pacientes críticos é uma atividade complexa e existe uma série de passos a serem seguidos para seu planejamento e sua execução adequada, antevendo as necessidades e os riscos para o paciente.
- É fundamental que a remoção seja realizada de forma consciente, científica e segura, utilizando os conhecimentos teóricos e práticos e incorporando novas tecnologias, visando maior eficiência no transporte do paciente crítico – afirma Simone.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/10/2025 19:51:28 Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
- 26/10/2025 14:42:52 Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
- 26/10/2025 10:58:55 Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
- 26/10/2025 09:22:05 FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
2610 14h42Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















