Notícia no detalhe
Aberta a 3ª Semana de Ciência e Tecnologia realizada pela Smece
A 3ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que apresenta diversos experimentos de escolas municipais, estaduais, particulares, e de universidades, foi aberta nesta quinta-feira (16), marcando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começou na segunda-feira (13) e prossegue até domingo (19). O evento “Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social”, mesmo tema nacional, acontece no estacionamento do Teatro Municipal Trianon até sexta-feira (17), das 9h às 17h, aberto também à comunidade.
Além das exposições nos estandes, a programação conta com apresentações de bandas musicais utilizando sucatas, peças teatrais, oficinas de automaquiagem e o Justiça Itinerante, disponibilizando serviços, como segunda via de documentos e casamentos comunitários. A Semana é uma realização da Coordenação de Ciências do Ensino Fundamental II, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), com o apoio de diversas instituições.
Graças aos diversos eventos que difundem a área científico-tecnológica, em Campos, alunos das escolas municipais têm encontrado motivação para o desenvolvimento de experimentos, com o apoio dos professores nas escolas. “Sempre gostei desta área, mas agora estou tendo mais oportunidade de fazer pesquisas, inclusive sobre astronomia”, releva o aluno do 6º ano, Israel Ferreira, 13 anos, do Centro Educacional 29 de Maio.
A sua equipe de trabalho, composta pelos alunos Paulo Victor Nascimento, 12 anos, e Izabelle Hagamenon, 11, está expondo a geração de eletricidade através da mistura de líquidos ácidos e não ácidos.
O colégio também movimentou o estande com a praticidade tecnológica no preparo de pão de queijo, utilizando sanduicheiras e servindo aos visitantes. “Estamos aliando as inovações tecnológicas para facilitar o dia a dia”, complementa a aluna do 8º ano, Luciana Ribeiro.
Segundo a coordenadora de Ciências Fundamental II, Carla Sales, o objetivo principal do evento é popularizar a Ciência e a tecnologia e transformar a vida dos jovens. “Esses alunos podem ser nossos futuros cientistas”, destaca.
Além da participação e da colaboração de várias secretarias municipais, a Semana apresentou a 11ª Mostra Científico-Tecnológica da Smece, a 2ª Feira Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação (Femucti) e a 10ª Mostra de Arte da Smece.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/04/2025 11:30:58 Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
- 20/04/2025 10:21:21 Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
- 20/04/2025 07:18:39 Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
- 19/04/2025 15:13:59 Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
- 19/04/2025 10:47:15 Vacinação contra a Influenza tem 8.235 doses aplicadas nas primeiras semanas
Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
2004 10h21Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
2004 07h18Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
1904 15h13Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
1904 10h47Vacinação contra a Influenza tem 8.235 doses aplicadas nas primeiras semanas
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
3CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
4CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta