Notícia no detalhe
Prefeitura discute ações de combate à seca
A estiagem que atinge Campos e o nível histórico do Rio Paraíba do Sul – o mais baixo no município desde 1922, quando começou a ser feita a medição – foram temas da reunião dos secretários de Governo, Suledil Bernardino; de Agricultura, Eduardo Crespo; e de Defesa Civil, Henrique Oliveira, com supervisores regionais nesta quinta-feira (16).
A proposta do secretário de Governo é que os supervisores intensifiquem o trabalho de levar orientação aos lavradores e apresentar, ao poder público municipal, as solicitações dos que precisam de apoio da Prefeitura, uma vez que a situação no município não se encaixa nos critérios legais para decretação de estado de emergência.
O secretário de Agricultura disse que a Prefeitura tomou as medidas preventivas necessárias, como a utilização de 42 mil horas com tratores, retroescavadeiras e outras máquinas para limpeza, desobstrução de canais e abertura de valas, para auxiliar os produtores agrícolas.
Tenho sido abordado sobre situação de emergência e calamidade pública, mas não é esta nossa situação, pois Campos possui grande recurso hídrico, com várias lagoas e canais nas margens direita e esquerda do Paraíba. A Defesa Civil vai passar a noção real do que pode ser feito, para que os supervisores repassem essas informações”, disse Eduardo.
Henrique Oliveira explicou que vários municípios vizinhos e o próprio Ministério Público Federal solicitaram ao governo federal, o reconhecimento de estado de emergência, que até o momento não foi concedido.
- Campos não apresenta problema de captação de água para servir à população e não deverá ter este problema, pelo menos até janeiro, daí não se configurar uma situação de emergência. Cabem até o momento, ações emergenciais, como abertura de poços artesianos, mas estamos mapeando o município, os canais, o nível do rio, para, se houver base, fazermos a solicitação, a fim de ajudar os produtores que sofrem perdas em suas lavouras e precisarem de assistência futura do governo federal – declarou o secretário de Defesa Civil.
Segundo a Defesa Civil, vai demorar para que o volume do Rio Paraíba seja recuperado, mas há previsão de chuvas a partir do final deste mês e, com o período de chuvas, as condições do solo deverão ser melhoradas. Nova reunião acontecerá na próxima quinta-feira (23), às 10h, no auditório da Secretaria de Governo.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/11/2025 17:20:19 Semana de Prevenção de Câncer Bucal: Dentinho Saudável na Policlínica do Servidor
- 06/11/2025 16:48:28 Novo pronto-socorro do HFM inicia atendimentos e recebe os primeiros pacientes
- 06/11/2025 16:40:42 Igualdade Racial seleciona os candidatos do concurso Beleza Negra 2025
- 06/11/2025 15:13:16 Representantes da Prefeitura reunidos com Enel pelo Plano Verão
- 06/11/2025 13:58:00 GCM participa de curso de operador da Patrulha Maria da Penha
Semana de Prevenção de Câncer Bucal: Dentinho Saudável na Policlínica do Servidor
0611 16h40Igualdade Racial seleciona os candidatos do concurso Beleza Negra 2025
0611 16h48Novo pronto-socorro do HFM inicia atendimentos e recebe os primeiros pacientes
0611 15h13Representantes da Prefeitura reunidos com Enel pelo Plano Verão
0611 13h58GCM participa de curso de operador da Patrulha Maria da Penha
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















