Notícia no detalhe
Cepop inspira a construção do espaço do samba em Brasília
Dirigentes que trabalham na organização dos desfiles das escolas de samba de Brasília estiveram em Campos nesta quinta-feira (16), para ver de perto as dependências do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), que devem servir de inspiração para a construção do espaço a ser destinado aos desfiles de carnaval na capital federal.
O presidente da União das Escolas de Samba de Brasília, Geomar Pará, e o subsecretário de Políticas e Promoções Culturais da capital do país, Dorival Brandão, foram recebidos pelo superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos, que mostrou toda a estrutura existente no local, construído no atual governo municipal, que garantiu um local adequado para os desfiles na cidade.
- Nosso objetivo é fazer uma troca de informações entre as duas cidades, que possa ser útil no trabalho que estamos tendo para planejar o nosso espaço de samba. Brasília tem uma Lei do Carnaval, que facilita o entendimento entre o poder público e as escolas de samba e esta é a nossa contribuição, repassando estas informações para o município de Campos - afirmou o subsecretário.
A meta é construir em Brasília, uma estrutura parecida com a de Campos, com mudanças estruturais que atendam os interesses dos carnavalescos daquela cidade. “Por isso, estamos tomando Campos como exemplo, pois foi um trabalho que deu certo. O espaço é maravilhoso e com certeza, vamos construir algo bem parecido em Brasília”, afirmou o presidente da União de Escolas de Samba.
Em Brasília, as escolas de samba são divididas em três grupos de acesso, com seis no primeiro, seis no segundo e quatro no terceiro. Existe ainda, uma divisão de blocos e com cinco agremiações que se estruturam e passam a ser escola à medida que vencem a cada ano. Os rebaixados do terceiro grupo viram blocos de samba no ano seguinte.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/04/2025 11:30:58 Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
- 20/04/2025 10:21:21 Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
- 20/04/2025 07:18:39 Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
- 19/04/2025 15:13:59 Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
- 19/04/2025 10:47:15 Vacinação contra a Influenza tem 8.235 doses aplicadas nas primeiras semanas
Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
2004 10h21Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
2004 07h18Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
1904 15h13Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
1904 10h47Vacinação contra a Influenza tem 8.235 doses aplicadas nas primeiras semanas
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
3CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
4CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta