Notícia no detalhe
Fórum de Saúde Mental une setores público e judiciário
O subsecretário geral de Saúde, Dante Lucas, e o subsecretário de Atenção Básica, Roberto Vogel, representaram o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, no Fórum de Saúde Mental do Norte Fluminense. A programação integrou as ações pelo Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro. O evento aconteceu nesta quinta-feira (16), na Câmara Municipal, e contou com as participações de estudantes de psicologia e serviço social, além de representantes de oito municípios do Norte Fluminense.
Organizado pela Gerência de Saúde Mental, ligada à Subsecretaria de Atenção Básica, em parceria com o Grupo de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RJ), o Fórum tratou da parceria entre os setores público e judiciário na condução dos casos relacionados à internação de pacientes dependentes de substâncias psicoativas ou com problemas psiquiátricos.
- Parabenizamos a todos que contribuem para melhorar a saúde mental da nossa região e estão buscando promover ações diferenciadas. A dependência química é o maior problema de saúde pública do mundo. Enquanto todas as pessoas não entenderem que este problema pode estar amanhã, dentro de suas casas, não vamos alcançar o objetivo, que é diminuir a quantidade de dependentes químicos e doentes mentais em nosso país. Ações conjuntas como esta visam discutir novas ações e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas – disse Dante.
O subsecretário Vogel afirmou que a Justiça e o poder público devem trabalhar juntos para melhorar as estatísticas desse setor, de forma harmoniosa. “É preciso que a intervenção do poder judiciário seja positiva. Estamos nos unindo para mudar e adequar a questão jurídica à questão da saúde, pois todos estamos imbuídos em avançar ainda mais nesta área tão delicada”, destacou.
As apoiadoras da Região Norte da Coordenação de Saúde Mental do Estado do Rio de Janeiro, Luiza Silveira e Nelly Azeredo, falaram sobre a saúde mental no estado. “Este Fórum é um dos dispositivos para a construção coletiva de caminhos para desenvolver melhor a saúde mental e trazer a Justiça para conhecer os cuidados que temos com os doentes mentais em todas as nossas unidades”, afirmou Luiza. Sara Barbosa, filha de profissional da Gerência de Saúde Mental de Campos, tocou a música “Brasileirinho”, na flauta.
As cidades de Quissamã, Macaé, Carapebus, Conceição de Macabu, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra, além de Campos, enviaram representantes. Foram discutidos temas relativos à reforma psiquiátrica, a desinstitucionalização e a internação voluntária e compulsória.
Cada município fez a apresentação da sua Rede de Atenção Psicossocial e houve ainda, roda de conversa e palestra com a promotora e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis da Comarca do Rio de Janeiro, doutora Luciana Maria Vianna Direito. A promotora e subcoordenadora do mesmo órgão, Ana Paula Baptista Villa, também participou do evento.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2024 16:14:14 Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
- 25/11/2024 15:29:02 Formatura dos alunos do Qualifica Jovem e Polo e Guarda Mirim nesta terça-feira
- 25/11/2024 14:52:32 Concurso público: Prefeito abre curso de formação da 8ª turma da Guarda Municipal
- 25/11/2024 13:04:04 Atualização do CadÚnico para famílias de Morro do Coco com BPC bloqueado
- 25/11/2024 11:59:39 Campos Laranja com programação até quarta-feira
Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
2511 15h29Formatura dos alunos do Qualifica Jovem e Polo e Guarda Mirim nesta terça-feira
2511 14h52Concurso público: Prefeito abre curso de formação da 8ª turma da Guarda Municipal
2511 13h04Atualização do CadÚnico para famílias de Morro do Coco com BPC bloqueado
2511 11h59Campos Laranja com programação até quarta-feira
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
4Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
5Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação
6Primeiro dia de adesão ao Refis 2024 com grande movimento na Secretaria de Fazenda